Pioneiros na reinvenção da música popular – andam a monte por estradas nacionais e internacionais desde 2002 -, os OqueStrada passam pelo evento a 5 de Fevereiro. Em palco, irão apresentar o seu álbum de estreia, “TascaBeat: O sonho português”, editado em Abril de 2009. O concerto tem início às 23h00.

A 12 de Fevereiro, também pelas 23h00, actuam os Katharsis – uma revolução nos formatos de músicas mais convencionais, que congrega sons, vibrações, instrumentos e influências dos quatro cantos do mundo (da música balcã ao reggae, do ska ao fado, do country ao celta, do árabe ao flamenco; do acordeão à gaita-de-foles, dos banjos ao digeridoo, da guitarra à percussão, etc.).

Os Virgem Suta sobem ao palco do Auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez a 20 de Fevereiro. O grupo liderado por Jorge Benvinda e Nuno Figueiredo leva consigo o seu álbum de estreia homónimo, editado em Junho passado e responsável por vários temas de sucesso, entre os quais Tomo Conta desta tua Casa, Linhas Cruzadas e Ressaca.

Seguem-se, a 26 de Fevereiro, os Os Pontos Negros. Em apresentação continua “Magnífico Material Inútil” – o álbum que os deu a conhecer ao público português em Outubro de 2008.
Alter-ego de Paulo Furtado, The Legendary Tiger Man marca presença no festival a 6 de Março com o seu mais recente registo de estúdio, “Femina” – disco onde co-habitam os êxitos Life aint enough for you e These boots are made for walkin.

A 12 de Março é a vez dos conimbricenses D3Ö pisarem o palco do certame. Na bagagem, Toni Fortuna, Tó Rui e Miguel levam “Exposed”, o primeiro longa-duração da banda, que surge quase sete anos depois da sua primeira actuação, e que conta, entre outros, com os temas Junior Daddy, Wanna Hold You, On The Phone e Yellow Sand.

Os Golpes e Os Velhos (a primeira banda da segunda geração da Amor Fúria) preparam, a 20 de Março, o encerramento do festival, que acontece uma semana depois, com os Gaiteiros de Lisboa (que vão aos Sons de Vez! apresentar o quinto álbum de originais de uma carreira de década e meia de existência) a subir ao palco.

Numa parceria entre a organização do evento e a associação “Megafone 5” - projecto que visa divulgar e homenagear a figura ímpar de João Aguardela -, será feito um convite a cada um dos projectos musicais para que desenvolvam e interpretem um tema do músico, resultando num registo original e celebrativo da personalidade e poder criativo de um dos mais significativos vultos da cultura musical portuguesa do virar do milénio.

Integra ainda a 8ª Mostra de Música Moderna dos Arcos de Valdevez uma exposição fotográfica relativa à edição 2009 da Mostra (autoria de Sérgio Neto e Jorge Silva).

Confere aqui o cartaz do evento:

5 de Fevereiro - OqueStrada

12 de Fevereiro - Katharsis

20 de Fevereiro - Virgem Suta

26 de Fevereiro - Os Pontos Negros

12 de Março - D3Ö

20 de Março - Os Golpes + Os Velhos

27 de Março - Gaiteiros de Lisboa

Sara Novais