Depois de Christopher Reeve e Brandon Routh, será o britânico Henry Cavill a vestir o uniforme de Super-Homem, num filme realizado por Zack Snyder e co-produzido por Christopher Nolan.
Cada vez mais perto dos Óscares, os Prémios do Sindicato dos Actores reforçaram a tendência do que poderá vir a ser a noite das estatuetas douradas ao confirmarem o favoritismo de Colin Firth, Natalie Portman e Christian Bale.
A biografia filmada de Alain Oulman, o mítico compositor de Amália Rodrigues, realizada pelo seu filho, Nicholas Oulman, já está nas salas portuguesas. O SAPO foi à antestreia em Lisboa recolher as primeiras opiniões.
Além do autor de «Gaivota» ou «Maria Lisboa», no documentário «Com que Voz» Alain Oulman é acima de tudo o homem que marcou a vida de todos aqueles com quem se cruzou. O SAPO foi falar com o seu filho Nicholas, realizador deste filme de memórias
Uma das categorias tradicionalmente mais avessas a previsões é a de Melhor Filme Estrangeiro, já que as regras de votação são diferentes das da maioria. À partida, «Biutiful» parte com vantagem por ter mais uma nomeação, mas nada está garan
Apesar da corrida para Melhor Argumento Adaptado ter cinco nomeados de luxo, há desde logo um grande favorito à vitória: Aaron Sorkin, por «A Rede Social», que assinou o elemento mais elogiado de um filme invulgarmente consensual.
A partir de hoje e até 4 de Fevereiro, o Cinema São Jorge, em Lisboa, acolhe a oitava edição da Kino - Mostra de Cinema de Expressão Alemã. «Die Fremde», nomeada pela Alemanha ao Óscar, é um dos pontos altos do evento.
Se há categoria nesta 83ª edição da cerimónia dos Óscares em que a vitória é praticamente garantida é esta. Só um cataclismo evitará que «Toy Story 3» não leve o Óscar para casa.
É a categoria onde mais se pode apostar às cegas: uma das maiores surpresas da noite seria se Christian Bale, um dos maiores actores da sua geração e que nunca tinha sido sequer nomeado ao Óscar, não levasse a estatueta dourada para casa.
Nesta categoria, duas das contendoras já ganharam o Globo de Ouro: Natalie Portman por «Cisne Negro» e Annette Bening por «Os Miúdos Estão Bem». E se a interpretação da primeira é mais pujante, a carreira da segunda pode fazer a diferença.
Já com vários prémios conquistados e a protagonizar o filme com mais nomeações, Colin Firth é o claro favorito à vitória, embora a categoria não seja isenta de surpresas.
É uma das categorias mais imprevisíveis da noite, já que se «O Discurso do Rei» parte à frente na corrida ao troféu principal, isso não quer dizer que o seu realizador, Tom Hooper, tenha as mesmas hipóteses de vitória.
Se até há algumas semanas «A Rede Social» era o filme que reunia todos os consensos na temporada de prémios, as 12 nomeações de «O Discurso do Rei» colocaram-no na «pole position» da corrida aos Óscares.
É a categoria onde, tradicionalmente, a irreverência e originalidade é mais premiada, pelo que, se nesta edição a tendência não for diferente, Christopher Nolan poderá ser recompensado por «A Origem».
É uma das categorias em que, tradicionalmente, há mais surpresas, e este ano poderá ser uma das mais faladas da noite, se a vencedora for Hailee Steinfeld, que conta apenas 14 anos de idade.
Com 12 nomeações, «O Discurso do Rei» lidera a corrida aos Óscares, seguido do novo filme dos irmãos Coen, «Indomável», com 10. «A Rede Social», «Cisne Negro» e «The Fighter» também estão entre os mais nomeados.
Com nove nomeações cada, «A Saga Twilight: Eclipse» e «O Último Airbender 3D», lideram as nomeações aos Razzies, atribuídos anualmente pela Fundação Golden Raspberry Award às piores longas-metragens estreadas nos EUA.
Durante a promoção do seu mais recente filme, «Henry's Crime», Keanu Reeves confirmou que os irmãos Andy e Larry Wachowski estão a trabalhar em mais duas sequelas de «Matrix», a serem rodadas a três dimensões.
Apesar de ter perdido nos Globos de Ouro para «A Rede Social», «O Discurso do Rei» foi o grande vencedor na categoria de Melhor Filme para o Sindicato dos Produtores, o que volta a reanimar as suas hipóteses na cerimónia dos Óscares.
Clint Eastwood está em negociações para dirigir a cantora Beyoncé Knowles numa nova versão do clássico musical «Assim Nasceu uma Estrela», segundo o The Hollywood Repórter.
Estará traçado à partida o futuro de cada um de nós? Essa é a pergunta colocada num novo «thriller» com Matt Damon e Emily Blunt, «Os Agentes do Destino», cujo primeiro making of pode ser visto legendado em exclusivo no SAPO.