O percurso do escultor Alberto Carneiro (1937-2017) é mote de um debate a realizar na quarta-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), em Lisboa, assinalando a doação do seu arquivo à Biblioteca de Arte desta instituição.
Uma nova exposição de Paula Rego, com trabalhos em pintura, desenho e gravura, alguns deles nunca apresentados anteriormente, vai estar patente ao público entre 4 de novembro e 19 de junho de 2022, na Casa das Histórias, em Cascais.
Duas edições “históricas”, é como o encenador Jorge Silva Melo define a publicação das obras “Máscaras nuas”, uma seleção de 25 peças do dramaturgo italiano Pirandello, e do “Teatro completo”, que reúne toda a dramaturgia de Samuel Beckett.
O construtor de guitarras Gilberto Grácio, que colaborou com o guitarrista Carlos Paredes, morreu na segunda-feira, com 85 anos, num hospital em Lisboa, disse à Agência Lusa o seu filho.
O pianista brasileiro Nelson Freire, um dos maiores nomes da música clássica mundial, morreu hoje na sua casa no Rio de Janeiro, aos 77 anos de idade, confirmou o seu empresário.
O romance “Felicidade”, de João Tordo, venceu o Prémio Literário Fernando Namora/2021, com o valor pecuniário de 15 mil euros, disse à agência Lusa fonte da Estoril Sol, que atribui o galardão há 24 anos.
A cantora de origem cabo-verdiana Lura promete uma viagem pelo seu percurso musical de 25 anos no espetáculo que vai levar ao palco do Coliseu de Lisboa no próximo dia 12, no qual não faltará o batuku, nem alguns atrevimentos musicais.
A cantora Lúcia de Carvalho é uma planta com “raiz angolana, caule português, flor brasileira”, assente em terra francesa. Do cruzamento de tudo isto, da sua “mestiçagem cultural”, nasce uma música que quer trazer luz.
O diretor da feira internacional de música Womex, Alexander Walter, adiantou hoje à Lusa que, durante cinco dias, passaram pelo evento no Porto 2.600 profissionais, mais do que na última edição, e preparam agora a próxima, em Lisboa.
O trabalho de ‘escavação’ de Francisco ‘Fininho’ Sousa junta o gumbé da Guiné-Bissau e o funaná de Cabo Verde em “Horizonte”, álbum dos Bandé-Gamboa que homenageia Amílcar Cabral, “pai” das duas nações.
A terminar a sua primeira digressão em Portugal - atua a 6 de novembro no Salão Brazil, em Coimbra, depois de ter passado por Évora, Lisboa e Porto -, o brasileiro Mateus Aleluia teve tempo para uma conversa com o SAPO Mag que foi muito além da música.
O artista visual Daniel Blaufuks foi à procura do rasto de uma Lisboa desaparecida nas imagens captadas no final dos anos 1980, para criar um livro que é um "registo auto-fotobiográfico" intimista, repleto de referências a pessoas e lugares.