Os belgas Jaguar Jaguar venceram no sábado, em Lisboa, o 24.º Festival Termómetro, um concurso português de divulgação de novos talentos de música criado em 1994, revelou a organização.
O músico David Byrne apontou Portugal como exemplo de que a austeridade não é a única resposta possível à crise económica e financeira global desencadeada em 2008, numa publicação num blog pessoal hoje divulgada.
A cantora Gal Costa apresenta este mês, em dois espetáculos em Portugal, o seu novo álbum, “A Pele do Futuro”, que definiu como “esperançoso” e que “fala do amor, sob toda as formas”.
Numa madrugada de janeiro de 1979, e em minutos, apresentou-se pela primeira vez ao vivo uma das mais duradouras bandas rock portuguesas. Os Xutos & Pontapés cumprem 40 anos no domingo.
O espetáculo de dança “O Cavaleiro da Dinamarca”, inspirado na obra de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), tem hoje estreia absoluta no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, por alunos do Conservatório Nacional.
Os portugueses Gator, The Alligator e Maro, os espanhóis Músculo! e Kings of the Beach e os belgas Jaguar Jaguar disputam hoje, no Cinema São Jorge, em Lisboa, a final do Festival Termómetro, criado em 1994.
A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) vai emprestar o desenho de Leonardo Da Vinci da sua coleção ao Museu do Louvre, em Paris, para a exposição que assinala os 500 anos da sua morte.
Uma biografia de Leonard Cohen, ilustrada com fotografias e documentos, uma edição fac-similada da revista “Persona”, dedicada a Fernando Pessoa, e a segunda parte do romance “Eliete”, de Dulce Maria Cardoso, marcam as novidades da Tinta-da-China para 2019.
A partir do ato de brincar, com bonecas, carrinhos, bolas e sapatilhas, a encenadora Catarina Requeijo criou o espetáculo para a infância "É pró menino e prá menina", que tenta desmontar alguns preconceitos e estereótipos de género.
Os atores José Pedro Gomes e Tiago Rodrigues vão lançar-se num duelo de farpas à volta da caricatura que Eça de Queirós deixou do país e da gargalhada, numa leitura encenada a decorrer na Gulbenkian, em Lisboa.
O centenário do nascimento do escritor Jorge de Sena vai ser assinalado com o lançamento do número 200 da revista Colóquio/Letras, numa conferência a decorrer no dia 22 de janeiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
O trabalho resultante de uma residência artística que o português Vhils realizou em 2014 com índios no Brasil está em exposição a partir de domingo em Brasília, para chamar a atenção e “dar voz” a uma comunidade.
A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima e o Coro Infantil da Universidade de Lisboa apresentam, no dia 20, um concerto conjunto, em Fátima, culminando um fim de semana formativo sobre o movimento na música.
A Assembleia da República aprovou hoje um voto de pesar pela morte da atriz e cantora lírica Manuela Cassola, falecida em 26 de dezembro, com 93 anos, em Portalegre, de onde era natural.
O artista Miguel Bonneville apresenta, no dia 22, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, o espetáculo "MB#6", uma reflexão sobre identidade, em que convida dez mulheres para falarem das suas histórias.
O músico português Samuel Úria prepara, para março, cinco concertos em Lisboa e no Porto aos quais chamou "Marcha atroz", coincidindo com o miniálbum de canções inéditas que lançou no outono, foi hoje anunciado.
A fronteira do mal, onde começa o crime, é colocada em questão na peça “O teatro da amante inglesa”, de Marguerite Duras, que os Artistas Unidos apresentam hoje e sábado no Teatro do Bolhão, no Porto.