
Conan Osíris, Matay, Calema e Ana Cláudia foram os primeiros artistas a garantir um lugar na final do Festival da Canção RTP. A primeira semifinal do concurso decorreu na noite deste sábado, dia 16 de fevereiro, a partir dos estúdios da RTP, em Lisboa. Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araújo foram as anfitriãs da noite.
“Perfeito”, tema interpretado por Matay, foi o mais votado, somando 22 pontos. Em segundo lugar ficou “Telemóveis”, DE Conan Osíris, com 19 pontos, seguido de “A Dois”, dos Calema (18 pontos) e de “Inércia”, de Ana Cláudia (13 pontos).
“Inércia”, canção dos D'Alva interpretada por Ana Cláudia, e “É O Que É”, tema composto pelos D.A.M.A e cantado por João Campos, conquistaram ambos 13 pontos. Como prevê o regulamento, em caso de empate é escolhido o tema mais votado pelo júri.
PONTUAÇÕES FINAIS:
- “Perfeito”, Matay: 22 pontos
- “Telemóveis”, Conan Osíris: 19 pontos
- “A Dois”, Calema: 18 pontos
- “Inércia”, Ana Cláudia: 13 pontos
- “É O Que É”, João Campos: 13 pontos
- “Mais Brilhante Que Mil Sóis”, Ela Limão: 11 pontos
- “Hoje”, Filipe Keil: 8 pontos
- “O Meu Sonho”, Soraia Tavares: 6 pontos
Antes do resultado do televoto ser revelado, Júlio Isidro, presidente do júri, partilhou o votos dos jurados (Isaura , Álvaro Costa, Selma Uamusse, Pedro Penim, Maria João e Rita Redshoes). O júri atribuiu os 12 pontos, a pontuação máxima, a "Perfeito", tema interpretado por Matay. Os 10 pontos foram atribuídos aos Calema e ao tema "A Dois". Já Conan Osíris recebeu sete pontos dos jurados.
O tema menos votado pelo público foi “O meu sonho” (Lura/Soraia Tavares), que recebeu três pontos. Já o mais votado pelos espectadores foi “Telemóveis” (Conan Osíris), seguida de "Perfeito" (Tiago Machado/Matay), com 10 pontos.
Pontos dos finalistas:
"Perfeito" - Matay (12 júri + 10 televoto = 22 pontos)
"Telemóveis" - Conan Osíris (7 júri + 12 televoto = 19 pontos)
"A Dois" - Calema (10 júri + 8 televoto = 18 pontos)
"Inércia" - Ana Cláudia (8 júri + 5 televoto = 13 pontos)
Na 53ª edição do Festival da Canção concorrem 16 temas. Na primeira semifinal competiram “Mais brilhante que mil sóis” (composta por Flak e interpretada por Ela Limão), “A dois” (composta e interpretada por Calema), “Hoje” (Filipe Keil), “Telemóveis” (Conan Osíris), “Inércia” (D’Alva/Ana Cláudia), “O meu sonho” (Lura/Soraia Tavares), “É o que é” (D.A.M.A./João Dungo) e “Perfeito” (Tiago Machado/Matay).
Além da apresentação das oito canções, na primeira semifinal foi também recordada Maria Guinot, que representou Portugal na edição de 1984 do Festival Eurovisão da Canção com o tema "Silêncio e Tanta Gente" - veja aqui.
Na cerimónia, a RTP "convidou uma banda muito especial" para recordar os 55 anos do Festival da Canção. O Cais Sodré Funk Connection juntaram-se a António Calvário para recordar alguns temas que marcaram a história do concurso, como "Oração".
A banda animou ainda a primeira semifinal recordando o tema que representou Portugal em 1967, "O Vento Mudou", com Eduardo Nascimento.
AS ATUAÇÕES DA PRIMEIRA SEMIFINAL
1. "Inércia" - Ana Cláudia
Ana Cláudia com o "Inércia", tema composto pelos D'Alva, foi a primeira a subir ao palco da edição de 2019 do Festival da Canção RTP. A atuação foi acompanhada por jogos de luz em tons de azul.
Veja o vídeo de apresentação:
2. "É o que é" - João Campos
A segunda canção apresentada foi composta pelos D.A.M.A. João Campos foi a voz escolhida pela banda portuguesa para "É o que é". Em palco, o músico este acompanhado por um coro de três vozes masculinas e dois guitarristas.
Veja o vídeo de apresentação:
3. "O Meu Sonho" - Soraia Tavares
"O Meu Sonho", tema interpretado por Soraia Tavares e composto por Lura, foi o terceiro a ser ouvido na primeira semifinal. A cantora esteve acompanhada por dois bailarinos.
Veja o vídeo de apresentação:
4. "A Dois" - Calema
Os Calema levaram ao palco do Estúdio 1 da RTP o tema "A Dois". A dupla animou o público e transmitiu energia com a coreografia.
Veja o vídeo de apresentação:
5. "Telemóveis" - Conan Osíris
Conan Osíris com "Telemóveis" foi o quinto tema apresentado na primeira semifinal do Festival da Canção RTP. Nas redes sociais, o tema é um dos favoritos para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção. Em palco, o músico apresentou uma das atuações mais elaboradas da noite, com bailarinos e uns degraus como cenário.
O outfit de Conan Osíris também achou a atenção. O cantor usou uma espécie de máscara dourada e um longo casaco preto.
Veja o vídeo de apresentação:
6. "Mais Brilhante Que Mil Sóis" - Ela Limão
Vestida de vermelho, Ela Limão levou "Mais Brilhante Que Mil Sóis", do compositor Flak.
Veja o vídeo de apresentação:
7. "Hoje" - Filipe Keil
Filipe Keil foi o sétimo artista a atuar. O jovem artista era também um dos favoritos da primeira semifinal e apresentou o tema "Hoje".
Veja o vídeo de apresentação:
8. "Perfeito" - Matay
Tiago Machado compôs "Perfeito" e convidou Matay para apresentar o tema - a letra da canção foi escrita por Boss AC. O cantor foi o último a atuar na primeira semifinal. A atuação simples colheu alguns elogios nas redes sociais.
Veja o vídeo de apresentação:
Na segunda semifinal, a 23 de fevereiro, concorrem “O Jantar” (Pedro Pode/João Couto), “O Lugar” (André Tentúgal/ Lara Laquiz), “Igual a ti” (NBC), “Mundo a mudar” (Frankie Chavez/Madrepaz), “Debaixo do luar” (Rui Maia/Mila Dores), “Mar Doce” (Mariana Bragada), “Lava” (Miguel Guedes/Dan Riverman) e “Pugna” (Surma).
m cada semifinal são eleitos quatro candidatos para a Final da 53ª edição do Festival da Canção que terá então lugar, no dia 2 de março, no Portimão Arena, e será conduzida pelos apresentadores Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. A canção eleita em Portimão representará Portugal no Festival Eurovisão da Canção), que terá lugar a 14, 16 e 18 de maio, em Telavive, Israel.
A escolha dos temas das semifinais é feita com base no televoto e nos votos de um júri, liderado por Júlio Isidro. Isaura (cantora, compositora, e autora da canção vencedora do ano passado), Álvaro Costa (radialista, DJ e apresentador de televisão), Selma Uamusse (cantora de origem moçambicana com trajetória entre o jazz, o gospel e a soul), Pedro Penim (membro fundador e diretor artístico do Teatro Praga, é também encenador e ator), Maria João (cantora de jazz, com vasta discografia e reconhecida a nível internacional) e Rita Redshoes (cantora, compositora e instrumentista) são os jurados escolhidos pela RTP.
As votações vão decorrer sob um esquema de 50/50: o peso do voto será repartido entre o público em casa e o júri. Na final, as votações do júri serão associadas a sete regiões diferenciadas, contando com Portugal Continental e Ilhas.
"Em questões de empate, as regras são claras: nas semifinais passa o tema escolhido pelo júri, enquanto na final a canção que tiver sido mais votada pelo público será a vencedora", explica a RTP.
A música “O Jardim”, interpretada por Cláudia Pascoal e composta por Isaura, venceu o concurso no ano passado, tendo representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorreu pela primeira vez em Portugal, em Lisboa, na sequência de o país se ter sagrado vencedor em 2017, em Kiev com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral.
OS VÍDEOS DE APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS
Este ano, os vídeos de apresentação dos candidatos foram gravados em Portimão e em zonas circundantes, "em experiências únicas e singulares que os turistas e visitantes podem, de igual forma, usufruir durante todo o ano na região".
"Conduzir um carro de alta cilindrada num circuito fechado, jogar uma partida de golf, navegar junto à costa ou subir o rio Arade, saltar de um avião a 4.600 metros de altitude, apreciar um pôr do sol em Alvor, visitar o Museu de Portimão, comprar local no Mercado Municipal, aprender a confecionar Doce Fino ou uma cataplana, ou participar numa corrida de karts foram, desta modo, algumas das experiências proporcionadas aos 16 artistas candidatos e que, em qualqueraltura, podem ser usufruídas por quem visite o município, no âmbito da sua oferta turística", explica a RTP em comunicado.
Comentários