Para começar, uma nota para a primeira parte do baterista que acompanhou António Bastos, Forol. Um projeto muito interessante, com um registo mais ligado à eletrónica e quase experimentalista, que por momentos dava laivos de James Blake. Um tom muito introspetivo e sério, que depois viria a ser um registo totalmente desvirtuado com a atuação do António Bastos.

Foi uma pequena grande descoberta o concerto do António Bastos. Não que não tenha dado oportunidades anteriores para apresentar o seu disco ao público. Aliás, este concerto é o marco de um ano na estrada com "Red Love Blue Love", o que suscitou a presença em festivais como o excelso Bons Sons ou o Lisbon Dance Festival.

Mas foi a sua energia e entrega que cativaram. Tanto o conteúdo, neste caso, o disco, como a forma como o apresentou, neste caso a sua performance artística, são a verdadeira simbiose de vários universos musicais num concerto e num artista.

Veja as fotos do concerto:

Este disco tem momentos de loucura e ritmo, como "Misirlou" (parece que voltamos ao genérico de "Pulp Fiction") e o tema "Twin Pics", mas também vamos para as baladas como "A Barbie In The House" ou "Fall in Love".

Tudo são pretextos para combinar estilos e sons. Numa presença muito sui generis e acompanhada de múltiplos instrumentos musicais, o que temos é uma viagem ao som de house, eletrónica, mas também jazz, funk e, atrevo-me a dizer, música clássica.

São estes pequenos elementos que compõem um resultado muito festivo que em nada demoveram António Bastos de querer fazer uma festa. Se estivesse cheio, se estivesse vazio, a atitude seria a mesma. O entusiasmo em cada música ou interação era visível e notório, ao mesmo tempo que a partilha entre elementos da banda era de alegria ("You Make Me Feel" ou, melhor, "Talk To The Song", são provas concretas).

Foi um concerto diferente, que pecou por escasso, escasso na quantidade de pessoas presentes. Mas não pela beleza, animação e som. Poderemos estar a ver aqui um projeto com muito potencial e poderemos estar a dizer daqui a uns anos que vimos um concerto de António Bastos quando ainda estava a dar os primeiros passos.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.