"Ilhas", de 1989, "tem o especial interesse de condensar, nas suas escassas páginas, em meia centena de textos, algumas das linhas fundamentais do universo de Sophia de Mello Breyner Andresen, permitindo (...) apreender-lhe facilmente as regras e as rotas para a viagem", escreve a professora Fátima Freitas Morna, no prefácio da nova edição.
"Musa" e "O Búzio de Cós e outros poemas", os dois últimos livros de Sophia, publicados, respetivamente, em 1994 e 1997, reúnem "os temas e os motivos de sempre [da escritora]: a exaltação do esplendor do mundo, a praia atlântica, o sul, a Grécia, a denúncia do que é fácil e falso, a escrita do poema, a forte afirmação vital, a fidelidade à palavra, a crença absoluta na poesia", escreve Carlos Mendes de Sousa, autor do prefácio desta edição.
Em Sophia de Mello Breyner Andresen, acrescenta Mendes de Sousa, encontram-se sempre reflexões "de uma extraordinária clarividência" e "de uma extrema beleza e precisão".
A Assírio & Alvim, do grupo Porto Editora, reuniu igualmente, em 2015, toda a "Obra Poética" da escritora, num só volume.
Comentários