Bob Dylan surpreendeu novamente e esta sexta-feira, dia 17 de abril, lançou mais uma nova canção, que sucede a  "Murder Most Foul", editada a 27 de março. O novo tema (quatro minutos) é mais conciso do que o anterior, que tinha 17 minutos, mas também conta com várias referências culturais.

Na letra da canção, Bob Dylan canta que é "igual" a Anne Frank, a Indiana Jones e aos "bad boys britânicos dos Rolling Stones". Ao longo do tema, o músico também refere Edgar Allan Poe e William Blake, por exemplo.

"Murder Most Foul" foi a primeira canção de Bob Dylan em oito anos. O tema com 16 minutos e 55 segundos fala sobre o assassinato do presidente norte-americano John F. Kennedy, em 1963.

A canção foi publicada em várias plataformas, acompanhada por uma mensagem do músico de 78 anos: “Saudações aos meus fãs e seguidores com gratidão por todo o apoio e lealdade ao longo dos anos. Esta é uma canção inédita gravada há algum tempo que podem achar interessante”.

Dylan despede-se com um “mantenham-se seguros e que Deus esteja convosco”, numa altura em que também o músico viu concertos cancelados devido à pandemia de COVID-19, em particular as atuações previstas para abril no Japão.

Primeiro material novo desde a edição de “Tempest”, de 2012, não é especificado quando foi gravada a canção “Murder Most Foul”.

"Murder Most Foul" conta com referências a várias personalidades e eventos culturais das décadas de 1960 e 1970. Na letra do tema, Bob Dylan recorda "I Want to Hold Your Hand", canção dos Beatles, o festival de Woodstock ou Stevie Nicks e Don Henley, por exemplo.

O mais recente disco de Dylan data de 2017, de nome "Triplicate", e foi o primeiro triplo álbum de carreira, com 30 versões de clássicos da música norte-americana. Nos últimos anos. o cantautor tem vindo também a publicar álbuns com gravações ao vivo de muitos dos concertos que tem dado nas últimas décadas.

Bob Dylan foi distinguido em 2016 com o Nobel da Literatura por "ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana".

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.