Inspirando-se no facto de a região ser atravessada pelas duas principais linhas ferroviárias do país, que se cruzam no Entroncamento, o ciclo, que tem por tema central a dança, é o primeiro do projeto “Caminhos” (resultante de uma candidatura a fundos comunitários da CIMT), que inclui ainda os ciclos da Água, em julho (música), e da Pedra, em outubro (teatro).

Ao longo da próxima semana Abrantes, Entroncamento, Mação, Tomar e Vila Nova da Barquinha recebem espetáculos multidisciplinares gratuitos, sendo o destaque do primeiro dia dado à atuação do grupo de música tradicional portuguesa Galandum Galundaina, às 21:30, na praça Raimundo Soares, em Abrantes.

Os outros concertos musicais agendados vão acontecer na Praça da República, em Tomar, no dia 16, às 21:30, com o fadista Ricardo Ribeiro, nomeado para o Prémio Melhor Artista do Ano, pela revista Songlines, pelo seu álbum "Hoje é Assim, Amanhã Não Sei", e na estação ferroviária do Entroncamento, nos dias 13 e 14 pelas 19:00, com A Dixie Band dos Xaral´s Dixie.

Nos dias 14, no Castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha, e 15, na Praça Salgueiro Maia, no Entroncamento, sempre às 21:30, o convite é para assistir, e participar, no “Baile dos Candeeiros”, em que “o corpo dos bailarinos dá vida à luz de candeeiros de época e que envolve o público num baile espontâneo”.

O espetáculo “Andar”, da coreógrafa Aldara Bizarro, um projeto de criação que reúne a poesia de Ana Hatherly e o movimento de andar pelas ruas e envolve bailarinos amadores dos cinco municípios, poderá ser visto, sempre às 18:30, nos dias 14 no Café Paraíso, em Tomar, no dia 15 no Parque Ribeirinho, de Vila Nova da Barquinha, e no dia 16 no centro histórico de Mação.

Vocacionados para as famílias, os espetáculos de teatro "Sopa Nuvem" (dias 13, às 11:00, e 15, às 12:00, em Mação) e o "O cão que corre atrás de mim..." (dias 15, às 17:30, e 16, às 17:00, no Entroncamento) aliam cinema e música ao vivo, teatro físico e de objetos, “sugerindo viagens pelas memórias de infância e interpelando-nos para as relações entre pais e filhos, avós e netos”, afirma uma nota de divulgação do projeto.

Em paralelo aos espetáculos, serão realizadas residências artísticas nas cinco cidades pelos criadores Marina Palácio, Paulo Carmona, o Teatro de Ferro, Violant e Yola Pinto.

O programa inicialmente divulgado pela organização, e noticiado pela Lusa na quinta-feira, foi entretanto alterado devido à retirada do espetáculo "Human Brush", juntando desenho, coreografia e tecnologia digital, numa primeira apresentação em palco de Vincent Glowinski, conhecido desde que preencheu as paredes de Bruxelas com os seus desenhos gigantes, que foi anunciado para os dias 13 e 15 no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.

A organização corrigiu igualmente a informação inicialmente divulgada que referia o concelho de Ferreira do Zêzere na programação deste primeiro ciclo.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.