Com coreografia de Eric Volodine segundo Alexander Gorski, e música de Ludwig Minkus, o espetáculo estreou-se pela CNB em 1990 e volta agora a ser dançado, segundo a programação da companhia.

O argumento é inspirado no trabalho de Marius Petipa e Miguel de Cervantes, e tem cenografia e figurinos de Alexandre Vassiliev, com desenho de luz de Richard Caswell.

A estreia absoluta desta obra deu-se em Moscovo, no Teatro Bolshoi, a 14 de dezembro de 1869, e a estreia pela CNB aconteceu em Lisboa, no Teatro Nacional de São Carlos, a 24 de março de 1990.

O bailado “Dom Quixote” é considerado um dos grandes legados do coreógrafo Marius Petipa, baseado em episódios da obra literária "D. Quixote de La Mancha", de Miguel de Cervantes, alternando entre uma natureza realista e popular, com o mundo de fantasia e sonho.

Em 1900, Alexander Gorski apresentou a sua versão com alterações coreográficas e musicais, e foi a partir desta versão que Eric Volodine construiu a sua versão estreada na CNB, em 1990, e que regressa agora à cena.

A história fala de Dom Quixote, que, tendo lido e relido histórias de cavaleiros andantes, resolve abandonar o seu gabinete e partir à procura de novas aventuras juntamente com seu companheiro de armas, Sancho Pança.

Um dos momentos mais emblemáticos do argumento dá-se quando Dom Quixote toma moinhos de ventos por dragões e espíritos malignos, e, ao tentar “combatê-los”, acaba por ser atingido pelas pás dos moinhos, e cai por terra num profundo sonho onde se vê rodeado por divindades dos bosques.

A CNB continua a realizar o Ensaio Geral Solidário para mobilizar a sociedade civil em torno de causas sociais, com os resultados da bilheteira nestas sessões a serem entregues a instituições de solidariedade social.

Através de um donativo a partir de 12 euros, o público recebe um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de “Dom Quixote” no dia 28 de fevereiro, às 21:00, no Teatro Camões, em Lisboa.

Neste ensaio, as entidades que vão ser beneficiadas são a Associação de Atividade Motora Adaptada (AAMA), a We Are Changing Together (WACT), a Fundação Jerónimo Usera, e a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR).

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.