Conan Osiris, Calema, João Campos, Ana Cláudia, João Campos, Filipe Keil, Ela Limão, Soraia Tavares, Matay, Lara Iaquiz, Madrepaz, Dan Riverman, NBC, Mila Dores, Marlon e Surma são os intérpretes que vão estar a concurso na edição de 2019 do Festival da Canção, que se realiza em fevereiro, anunciou a RTP na manhã desta segunda-feira, no Mercado da Ribeira, em Lisboa. Os músicos foram escolhidos pelos autores das canções.

PRIMEIRA SEMIFINAL - 16 de fevereiro

Calema (Calema) - A Dois
Conan Osíris (Conan Osíris) - Telemóveis
Ana Cláudia (D'Alva) - Inércia
João Campos (DAMA e Francisco Clode) -  É o que é
Filipe Keil (Filipe Keil) - Hoje
Ela Limão (Flak) - Mais Brilhante que Mil Sóis
Soraia Tavares (Lura) - O Meu Sonho
Matay (Tiago Machado) -  Perfeito

SEGUNDA SEMIFINAL - 23 de fevereiro

Lara Iaquiz (André Tentúgal) - O Lugar
Madrepaz (Frankie Chavez) -  Mundo a Mudar
Mariana Bragada (Mariana Bragada) - Mar Doce
Dan Riverman (Miguel Guedes) - Lava
NBC (NBC) - Igual a ti
Mila Dores (Rui Maia) - Debaixo do luar
Marlon (São Pedro) - O Jantar
Surma (Surma) - Pugna

Calema, Conan Osíris, D'Alva, D.A.M.A., Filipe Keil, Flak, Lura e Tiago Machado são os autores das primeiras oito canções a serem ouvidas no Festival da Canção 2019, a 16 de fevereiro.

A segunda semifinal realiza-se uma semana depois, no dia 23 de fevereiro, e vai pôr em competição as canções de André Tentúgal, Frankie Chavez, Mariana Bragada, Miguel Guedes, NBC, Rui Maia, Pedro Pode e Surma.

A final do Festival da Canção RTP vai realizar-se este ano na Portimão Arena, no Algarve, anunciou a RTP na manhã desta segunda-feira, dia 21 de janeiro. A gala onde será escolhido o artista que irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2019 está marcada para o dia 2 de março.

A RTP anunciou ainda que Filomena Cautela e Vasco Palmeirim serão os apresentadores da final do Festival da Canção. Já a primeira semifinal será conduzida por Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araújo, enquanto que a segunda eliminatória será apresentada por Jorge Gabriel e Carlos Malato.

Inês Lopes Gonçalves estará na Green Room nos três espetáculos.

Dos 16 compositores a concurso, 14 foram convidados pela RTP, “uma vez mais tendo em conta a representação da diversidade de géneros musicais que tem sido aplicada desde que foi posta em prática uma remodelação do formato, após um ano de pausa verificado em 2016”.

“Os dois restantes concorrentes chegaram de dois concursos promovidos pela Antena 1, um deles através do programa ‘Masterclass’ e aberto a quem não tenha até aqui música editada, o outro através de um concurso de livre submissão pública”, segundo o comunicado então divulgado pela RTP.