"São os primeiros passos de um projeto que está agora a crescer" e que terá os primeiros frutos depois do verão, quando sair o primeiro álbum, "Acho que é meu dever não gostar", como contou Sandra Baptista à agência Lusa.

Señoritas junta as autoras Mitó Mendes e Sandra Baptista, duas das fundadoras de A Naifa e que já há algum tempo vinham a trabalhar em algo novo em sessões de estúdio.

"Íamos ensaiando mais para passar o tempo, umas malhas de baixo aqui, umas letras ali, sem objetivos de tornar a coisa pública, mas em 2015 percebemos que tínhamos umas doze músicas das quais nos orgulhávamos, muito feitas à nossa maneira", contou Sandra Baptista.

O concerto de sexta-feira, no Café au Lait, no Porto, e no sábado, na Casa Independente, em Lisboa, servirá para testar essas músicas inéditas, feitas para voz, guitarra, baixo, acordeão e programações. Tudo apenas com as duas artistas em palco.

Até agora divulgaram uma canção, "Nova", que Sandra Baptista descreve com a que sai mais fora do registo "um pouco denso e tenso" do disco, com letras da acordeonista e arranjos feitos com Mitó Mendes.

"Somos duas mulheres, falamos sobre o nosso dia-a-dia, sobre as nossas experiências de vida, por isso é normal que se diga que isto é um projeto do universo feminino. É um projeto com uma personalidade, mas também com experiência. Fazer uma coisa destas aos 40 tem outro sabor e descontração", referiu.

As duas autoras batizaram o projeto com o nome de uma canção de A Naifa, de 2006.

Sandra Baptista explica que Señoritas herda, "com muito orgulho", o que fica de A Naifa, mas também de outros projetos, como Sitiados e Megafone, nos quais participou ao lado de João Aguardela.

A Naifa, que durou cerca de uma década, integrou Sandra Baptista, Mitó Mendes, Luís Varatojo e João Aguardela (que morreu em 2009), além de Vasco Vaz e, depois, Samuel Palitos, na bateria.

Além de Señoritas, das cinzas de A Naifa surgiu ainda o grupo Fandango, fundado por Luís Varatojo com Gabriel Gomes, e o baterista Samuel Palitos fez parte dos GNR e mantém-se nos Ladrões do Tempo.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.