Bombino apresenta "Deran" no B.Leza, em Lisboa, a 22 de dezembro, a partir das 19h00.

Editado em de maio, o disco "está vestido com 10 temas, apresentados com uma maturidade e um poder raro que fazem Bombino recuar à fonte de tudo o que tornou o guitarrista e cantor que é hoje", assinala a promotora em comunicado. "Como celebrar o lar, como o proteger, desenvolver, unificar, respeitar e, acima de tudo, nunca o esquecer, são os temas principais", acrescenta.

No novo álbum, o guitarrista e compositor tuaregue continua a fundir ritmos tradicionais berberes com rock em canções sobre paz e harmonia.

Natural de Agadez, Níger, Bombino pertence à tribo tuaregue Ifoghas, um povo nómada descendente dos berberes. A sua música bebe da sua herança cultural e também de guitarristas como Jimi Hendrix e Mark Knopfler.

O artista gravou com Keith Richards em 2006, mas as revoltas dos tuaregues e a repressão governamental levaram-no ao exílio no Burkina Faso, onde acabou por ser redescoberto pelo cineasta Ron Wyman. De músico de culto entre o público da África Ocidental, passou a fenómeno de popularidade em festivais europeus e americanos.

Gravou para a Nonesuch Records o álbum “Nomad”, em 2013, produzido por Dan Auerbach, dos The Black Keys, em Nashville, que levou críticos a compará-lo a nomes como Jimi Hendrix, Carlos Santana, Neil Young e Jerry Garcia.

Os bilhetes para o concerto no B.Leza têm o preço único de 15 euros.