
O espólio foi doado à Biblioteca Geral e ao Arquivo Histórico da Universidade de Évora (UÉ) e é alusivo à atividade do antigo docente na instituição, bem como relativo a outras instituições com as quais colaborou, explicou academia, em comunicado.
“A Universidade de Évora foi a instituição à qual dediquei a maior parte da minha vida profissional”, destacou Rui Namorado Rosa para justificar a entrega destes livros e da documentação, pode ler-se no comunicado.
O espólio, no campo da didática, investigação e serviço à comunidade, que foi acumulando na sua biblioteca pessoal, pode ser “uma contribuição” para a UÉ, sublinhou o professor emérito do Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia.
Ao longo dos “mais de 40 anos” de dedicação à UÉ, “acumulei muitos documentos das várias etapas que percorri com muitos colegas”, disse Rui Namorado Rosa.
A doação inclui ainda documentos da atividade do investigador na Junta de Energia Nuclear, no Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial e no Instituto Superior Técnico.
O coordenador da Biblioteca Geral da UÉ, António Cachopas, comprometeu-se com o tratamento técnico arquivístico e conservação do espólio, enquanto Maria Clara Grácio, representante do Conselho Geral da UÉ, considerou tratar-se de um momento "verdadeiramente importante por ser perene”.
Os documentos vão “enriquecer a ciência e a história desta universidade”, frisou a também professora do Departamento de Matemática da UÉ.
Rui Namorado Rosa publicou, entre outros, o livro “Estudos sobre a Ciência em Portugal (Do século XVII até Agora)”, uma antologia de textos sobre história da ciência e da técnica em Portugal, dos cientistas e dos divulgadores, das instituições e dos poderes, das descobertas e das limitações, lembrou a academia.
A obra vai “do Iluminismo aos primórdios da Revolução Industrial, da Revolução Científica, Técnica e Cultural ao tempo contemporâneo e aos desafios que se colocam no século XXI”, acrescentou.
Nascido em Lisboa em 1940, Rui Namorado Rosa é licenciado pela Universidade de Lisboa e doutor em Física pela Universidade de Oxford.
Foi professor catedrático convidado (1983-1986) e catedrático de Física na UÉ (desde 1986), bem como professor catedrático convidado do Instituto Superior Técnico (desde 1986).
Entre outros cargos na universidade alentejana, presidiu ao Departamento de Física (1985-1991) e foi vice-reitor (1994-1998).
Comentários