O Rock in Rio Lisboa apresentou esta segunda-feira, 4 de junho, o projeto "Está tudo conectado", uma iniciativa de mobilização cívica e promoção da cidadania ambiental, desenvolvido em parceria com a Liga para a Protecção da Natureza (LPN).

Segundo a organização, "#EstaTudoConectado" tem como principal objetivo "trazer a floresta para o dia a dia dos portugueses, demonstrando a sua relevância e explicando de que forma a Floresta está presente nas acções do quotidiano, e em tudo o que se faz ao longo do dia, seja nas horas de trabalho, seja nos momentos de lazer".

“Depois dos acontecimentos em Portugal, no verão do ano passado, sentimos que tínhamos o dever de contribuir, de alguma forma, tanto na vertente da sensibilização como na vertente de acção, colectiva e individual. Percebemos que existe um distanciamento grande de muitas pessoas, e em especial das populações urbanas, em relação à importância da Floresta. Como se, pelo facto das florestas estarem longe, deixassem de ser um problema colectivo", frisou Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio.

“Com este projecto, e com a campanha que hoje lançamos, queremos relembrar que não só a nossa própria vida depende da floresta, como praticamente tudo o que mais gostamos de fazer vem, directamente, deste recurso. A floresta está em tudo na nossa vida, nos instrumentos musicais, no papel, nas nossas roupas, no ar que respiramos”, acrescenta.

Para o projeto, o Rock in Rio Lisboa desafiou várias personalidades, de diferentes áreas.O escritor José Luís Peixoto, as radialistas Ana Galvão e Filipa Galrão, o estilista Nuno Gama, a apresentadora Vanessa Oliveira, o jornalista Filipe Garcia, os músicos dos Xutos & Pontapés, o actor Ricardo Carriço, a médica Cláudia Febra e Roberta Medina são os rostos e vozes da campanha.

Para o projeto, o Rock in Rio convidou ainda Agir, Carolina Deslandes e Diogo Piçarra. Os músicos juntaram-se pela primeira vez para criar um tema – “Respirar” – dedicado ao projecto. A canção será comercializada em todas as plataformas digitais e as receitas dos primeiros seis meses reverterão, na íntegra, para o projeto da LPN cujo objectivo é preservar a Floresta.

O compromisso do Rock in Rio com a floresta começou, ativamente, em 2006, ano em que o festival se dedicou a apoiar projetos de reflorestação, não só em Portugal, como também no Brasil e nos Estados Unidos da América. Desde então foram já plantadas 3.250.000 árvores, entre as quais 49.000 na Pampilhosa da Serra, 19.000 em Mafra, 60.000 na Califórnia, 125.000 no Rio de Janeiro e três milhões na Amazonia. 

ESTÁ TUDO CONECTADO

Segundo a organização, "são várias as iniciativas que cabem dentro do projecto 'Está tudo conectado', reconhecido pelo Ministério do Ambiente que lhe atribui o Sê-Lo Verde". Com a missão de informar e promover a participação ativa e consciente na preservação e recuperação da floresta portuguesa, o Rock in Rio Lisboa lançou ainda a plataforma www.estatudoconectado.pt.

Nesta plataforma, que arranca já com mais de 20 projetos disponíveis, será possível consultar as iniciativas em vigor nas mais diversas regiões do país e obter informações sobre como participar em cada uma delas e ter um papel ativo na respetiva cidade, vila ou aldeia. Além dos projectos disponibilizados, é também possível submeter novos projectos na plataforma.

"E porque Rock in Rio também é música e a música é parte do Rock in Rio, o projecto recorre à música para mostrar, uma vez mais, o valor e relevância dos recursos florestais. Em parceria com a APC – Instrumentos Musicais e com a Câmara Municipal de Braga, foram construídas três guitarras clássicas através de madeira de árvores queimadas nos incêndios de Braga de 2017, mais concretamente da aldeia de Esporões", acrescenta a organização em comunicado.

Estas guitarras, assim como outros artigos doados e guitarras autografadas por artistas que atuarão na oitava edição do Rock in Rio-Lisboa, ficarão disponíveis para leilão na plataforma digital E-Solidar. 

Os interessados em participar no projecto poderão, também, ao longo do mês de junho, contribuir com o valor de um euro na compra de uma pulseira. As pulseiras serão vendidas a nível nacional, pelos Escoteiros da Associação de Escoteiros de Portugal, e também na Cidade do Rock, durante os quatro dias do festival. 

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