A  87.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que se realiza entre 1 e 18 de junho no Parque Eduardo VII, vai contar com 122 participantes e  um número recorde de pavilhões (286), subindo assim mais meio talhão do Parque.

O arranque da Feira do Livro está marcado para o Dia Mundial da Criança porque, segundo a organização, tem sido desenvolvido  um "trabalho intenso na promoção dos hábitos de leitura junto dos mais novos". "Neste dia a programação será inteiramente dedicada aos futuros grandes leitores. Um mural de ilustração, oficinas de reciclagem, musicais e de ilustração, histórias, paradas circenses, parkour, capoeira, música, mascotes e tantas outras atividades que vão animar o Parque neste primeiro dia de festa", revela a organização em comunicado.

Este ano, o recinto vai contar ainda com dois novos espaços: um Fraldário, localizado na entrada sul da Feira, com áreas mais reservadas para alimentação dos bebés e muda-fraldas; e um “Refrescão”, uma zona dedicada aos visitantes de quatro patas onde os animais podem desfrutar de um momento de descanso e parar para beber água.

"Não sendo propriamente uma estreia na Feira, mas mantendo-se como uma das iniciativas pela qual os visitantes mais anseiam, a Hora H está de volta. Trata-se de uma oportunidade para comprar livros fora dos 18 meses do preço fixo, com o desconto mínimo de 50%, nos pavilhões dos participantes aderentes. A Hora H inicia-se no dia 5 de junho e realiza-se de segunda a quinta-feira, durante a última hora da Feira (22h00 às 23h00)", explica a organização.

Da programação desta edição destaca-se ainda, entre os já habituais lançamentos, sessões de autógrafos e debates, Noites de Cinema promovidas pela Cinemateca Portuguesa (com a exibição de filmes baseados em obras de autores portugueses) e o II Encontro Literário “Nós e os Livros”, que se realiza a 11 de junho.

A 87.ª edição da Feira do Livro de Lisboa é organizada pela APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e conta com o apoio das Bibliotecas de Lisboa, entidade responsável pelo desenvolvimento da programação cultural, com especial incidência nas iniciativas destinadas ao público infantil e às famílias, a decorrer no Espaço Infantil da Feira.

A inauguração oficial está marcada para as 15h00 do dia 1 de junho, numa cerimónia que contará com momentos oficiais e que será, também, marcada pela música e pelas atividades infantis, a pensar nos mais novos.