"É com um orgulho enorme que anunciamos a permanência do Mimo Festival em Amarante nos próximos três anos. É a continuação de uma história de amor que está para durar", refere o presidente da câmara, José Luís Gaspar, citado num comunicado enviado à agência Lusa.
"Com regresso confirmado para 2019, de 26 a 28 de julho, o Mimo Festival encontrou em Amarante o parceiro para esta aventura transatlântica e os bons resultados estão à vista de todos, nas enchentes de público, nos espaços das atividades, mas também nas ruas da cidade, nos sorrisos do público e nos agradecimentos dos artistas", assinala-se também no comunicado.
Na informação recorda-se que o festival, que se realizou no passado fim de semana, na sua terceira edição, teve cerca de 70 mil espetadores e "ofereceu 53 atividades, entre música, cinema, programa educativo e infantil, fórum de ideias, roteiro cultural e chuva de poesia". Assinalou também a exposição de pintores contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso, "a estreia absoluta, de uma exposição, inédita a norte, numa parceria com a Fundação Millennium bcp".
A diretora festival, Lu Araújo, refere, por seu turno, que "o balanço é extremamente positivo", considerando que se trata de "um festival português com uma missão assumida, que é dar espaço ao que vai acontecendo de novo na cena artística mundial".
"No Mimo Festival, o público descobre as novidades e sai de Amarante enriquecido. É isso que vamos continuar a fazer em 2019", destacou.
Ao longo do fim de semana, Amarante foi recebendo sucessivas vagas de visitantes que procuravam as muitas atividades que preencheram o programa.
Na ruas do centro histórico repetiu-se o cenário de animação dos anos anteriores, contando-se, entre os visitantes, muitos turistas de diferentes nacionalidades que davam um 'colorido' diferente ao ambiente da cidade.
À noite, a iluminação do conjunto monumental do centro histórico, junto ao Tâmega, criada para o festival, prendeu a atenção de amantes da fotografia, amadores ou profissionais.
A zona de bares, com as suas esplanadas, permaneceu completamente lotada, ao longo do evento. Nos três dias do festival, ouviram-se diferentes idiomas, em restaurantes, tasquinhas e confeitarias da cidade, com turistas a procurarem especialidades gastronómicas.
"Veja, Amarante está na moda e este evento tem muita qualidade. Isso é tão bom para todos nós", comentou o presidente do município, em declarações à Lusa, enquanto deambulava pela multidão, na zona ribeirinha, cumprimentado por munícipes.
Comentários