Sob o mote "Juntos pela Música", a terceira edição do festival MOB prolonga-se durante o fim de semana, com "sete grandes espetáculos de auditório" e atuações em espaços públicos que apresentam sob novos enquadramentos diversos géneros musicais.
Pelo palco vão passar formações que desenvolvem o seu trabalho nas diversas áreas e expressões musicais, como folclore, coros, bandas filarmónicas, música clássica, jazz, eletrónica, grupos de cantares tradicionais e bandas ligeiras.
Durante esta semana, disse fonte da autarquia bairradina, "o MOB tem andado pelas escolas do concelho para promover os espetáculos" que se vão realizar entre sexta-feira e domingo no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol (QA).
A equipa de animadores MOB está a fazer visitas aos recreios de todos os estabelecimentos de ensino do concelho com o objetivo de dar a conhecer o festival e o seu programa de espetáculos.
Até quinta-feira, segundo uma nota divulgada hoje pela câmara presidida por Mário João Oliveira, "os intervalos das aulas transformam-se numa imensa roda de brincadeira e música, com várias dinâmicas de animação e jogos de expressão a envolver alunos, funcionários e até alguns professores, num animado momento de criação coletiva".
No programa do festival destacam-se os espetáculos Quatro na Eira (espetáculo em torno do folclore) e Cena Popular (reunindo todos os grupos de cantares tradicionais do concelho).
Para o fim de semana estão ainda programados os espetáculos Desconcerto (concerto de programa diversificado feito com a participação dos músicos oliveirenses), Vozes que Chegam às Estrelas (orquestra da Escola de Artes da Bairrada e dois coros), Concertos da União Filarmónica do Troviscal e da Banda Filarmónica da Mamarrosa.
O espetáculo "Plano MOB: (Re)Começar", encerra o festival com um concerto de que junta uma orquestra aos vários coros locais.
O acesso a todo o programa MOB é gratuito, sujeito à apresentação de bilhete para todos os espetáculos de auditório e à lotação dos vários espaços identificados no programa, podendo os bilhetes ser levantados na bilheteira do QA, entre as 09:30 e as 13:30 e as 14:30 e as 18:30.
O MOB é um projeto da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro realizado e produzido em parceria com a "Cais do Som", que teve a sua primeira edição em 2014, assinalando a abertura ao público do Quartel das Artes Alípio Sol.
Comentários