Com uma longa carreira na televisão e no cinema, como ator, realizador e produtor, Nicolau Breyner morreu esta segunda-feira aos 75 anos. O funeral começou na quarta com uma missa na Basílica da Estrela, tendo seguido depois para o cemitério do Alto de São João, para a cremação do corpo.

O general Ramalho Eanes foi uma das personalidades que prestou uma última homenagem ao ator na Basília da Estrela. "Marcou de forma excelente a ação cultural portuguesa, soube fazer bem e conseguiu sempre uma interação entre a alegria, o empenho e a generosidade", disse o antigo Presidente da República antes da missa.

O apresentador  Eládio Clímaco relembrou Nicolau Breyner como "um ator completo". "Ele merece o aplauso de todos nós", frisou.

Também o músico Luís Jardim destacou a carreira do ator que "fez tudo e mais alguma coisa". "O Nicolau mudou a minha forma de pensar", disse.

Rita Salema, amiga de Nicolau Breyner, também marcou presença na Basílica e relembrou o trabalho do ator na formação de novos artistas. "O Nicolau deixa uma herança", sublinhou.

O ator José Raposo considera que a homagem é "a prova que o Nicolau era uma personalidade reconhecida como um grande artista e um ser humano genial". "Era uma pessoa muito generosa, um bom e um grande artista. Tive a sorte de conviver com o Nicolau", disse o ator, em declarações à CMTV, acrescentando que a "ficção e o país está de luto".

Pela Basílica da Estrela passaram ainda, entre outros, as atrizes Maria do Céu Guerra e Eunice Muñoz, a fadista Anita Guerreiro e o ex-futebolista Toni.

António Calvário, que contracenou com Nicolau Breyner em dois filmes, “Sarilho de Fraldas” e “O Diabo era Outro”, o cantor Vítor Espadinha, Nuno Eiró, o encenador Filipe la Féria, os atores Tiago Teotónio Pereira, Diana Monteiro, Fernanda Serrano, Pedro Lima, Margarida Marinho, Virgílio Castelo, Tozé Martinho, Rui Mendes, o fadista João Braga, o cantor Vitorino e o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santana Lopes, também passaram pela Basílica da Estrela.

Esta quarta-feira, centenas de pessoas, entre as quais Presidente da República, prestaram, na Basílica da Estrela, uma última homenagem ao ator Nicolau Breyner.

As imagens da despedida ao ator

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.