Com libreto do autor de "Jerusalém" e música de Jorge Salgueiro, compositor de "Ensaio sobre a cegueira, um requiem pela humanidade", a peça parte de “Os Lusíadas” para relatar a aventura dos descobrimentos portugueses.

A Coragem é a principal personagem do espetáculo, já que este retrata a história dos perigos por que todos passam. A Monstra é a "figura má", porque personifica os perigos da viagem, acabando porém por se revelar menos má do que parece.

A Senhora Coragem, porém, consegue vencer a Monstra, assim como o Pessimismo, que ignora. Ultrapassando tempestades e sobrevivendo a doenças, a Coragem descobre um mundo novo.

Na ópera, é O Poeta - Camões - que relata e celebra o acontecimento e que lembra que, quem levar consigo O Pessimismo, nunca chegará a lado algum."

“A Coragem e o Pessimismo: Uma grande aventura que Camões relatou” é uma obra de 2011, de Jorge Salgueiro, compositor e regente com trabalho regular com a companhia de teatro O Bando.

A estreia ocorreu em Lisboa em 2012, com a Orquestra Filarmonia das Beiras e direção musical e artística de António Vassalo Lourenço. Desde então, a obra tem sido regularmente apresentada em diferentes pontos do país.

O espetáculo na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa é gratuito e destina-se a filhos e familiares de toda a comunidade da Universidade de Lisboa, como alunos, docentes, investigadores e funcionários não docentes.

Uma nova récita da obra está prevista para o Porto, em junho, de acordo com a agenda disponível no 'site' do compositor, www.jorgesalgueiro.com.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.