O livro infantil “As Histórias do Joãzinho”, que vai ser lançado a 21 de setembro, é um “livro de crianças e para crianças”, contou à Lusa a organizadora da obra, Ana Pinto, dado os autores serem as crianças.

Durante meses, ao sábado, Ana Pinto reuniu com as crianças e, em grupo, iam delineando histórias que, agora, deram origem à obra, publicada pela Chiado Kids.

Com nomes fictícios, a única semelhança com as suas realidades é a doença, contou.

Ao folhear as páginas, o leitor encontrará histórias variadas envolvendo, principalmente, animais de estimação, magia, fantasia e animação como forma de despertar a imaginação, disse.

“Simbolizam [histórias] principalmente a magia da criatividade infantil e a importância de cultivar esta mesma. As histórias são uma pegada eterna das crianças e da união delas”, ressalvou.

A obra termina com uma pergunta que incentiva a criança à reflexão e incute valores importantes como a amizade, verdade, bondade, perdão e tolerância, destacou.

No final há um espaço em branco reservado à criação de uma narrativa original pelas crianças que adquirirem a obra.

Ana Pinto contou que as ilustrações do livro foram feitas por uma amiga sua e que a conceção do livro só foi possível graças ao recurso a “crowdfunding” (financiamento coletivo), senão “nada saía do papel”.

As verbas provenientes da venda do livro revertem para a unidade hospitalar para poder “melhorar” a vida das crianças, reforçou.

“As Histórias do Joãozinho” será lançado a 21 de setembro, pelas 16:00, no Hospital de São João.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.