A exposição contará com ilustrações de autores que trabalharam e conheceram João Paulo Cotrim e que marcaram presença em diferentes edições da Festa do Desenho, em Setúbal.

A inaugurar a 5 de fevereiro na Casa da Cultura de Setúbal, a exposição tem por título “Dar de beber aos olhos”, recuperando uma frase de João Paulo Cotrim, “uma pessoa insubstituível”, afirmou José Teófilo Duarte.

A exposição contará com obras de André Carrilho, Nuno Saraiva, António Jorge Gonçalves, João Fazenda, Cristina Sampaio, André da Loba, Marta Madureira, André Letria, Osmani Simanca, Pierre Pratt e Alain Corbel.

“É uma homenagem ao João Paulo, muitos deles desenharam-no”, sublinhou José Teófilo Duarte.

Na inauguração da exposição, o curador e programador apresentará as linhas gerais da próxima edição da Festa do Desenho, que acontecerá em outubro em vários espaços de Setúbal e cuja organização João Paulo Cotrim integrava.

Segundo José Teófilo Duarte, toda a edição deste ano da Festa da Ilustração será dedicada a João Paulo Cotrim, uma figura agregadora entre autores, ilustradores e desenhadores portugueses.

“Este ano não haverá concurso para a exposição de ilustração. Será por convite apenas a ilustradores que colaboraram com ele”, explicou.

Na edição deste ano da Festa do Desenho, será dado destaque ainda a dois autores, que também trabalharam como João Paulo Cotrim e cada um terá uma exposição individual em Setúbal: o português André Letria e o francês Alain Corbel.

João Paulo Cotrim, editor, autor, argumentista, antigo jornalista, programador e divulgador, morreu a 26 de dezembro passado aos 56 anos.

Fundador da editora abysmo e da revista Torpor, João Paulo Cotrim estendeu o seu trabalho ao cinema, à ilustração, à banda desenhada, à poesia, às artes visuais.

Dirigiu a Bedeteca de Lisboa, o Salão Lisboa de Ilustração e Banda Desenhada, escreveu argumentos para filmes de animação, novelas gráficas, ensaios e histórias para a infância.

João Paulo Cotrim trabalhou ainda com publicações como Revista Ler, Elle, Máxima, Marie Claire, Oceanos, Visão, Grande Reportagem, Colóquio-Letras, Der Spiegel, Le Monde e o extinto suplemento DNA, do Diário de Notícias.