O primeiro concerto vai ter lugar a 15 de abril no Theatro Circo, sala bracarense da qual partiu a ideia para o projeto, inserido nas comemorações dos 100 anos daquele espaço, que terminam no próximo mês.
“Os Mão Morta foram contactados para pensar um espetáculo para esse encerramento [das comemorações] e pensámos em convidar o Remix Ensemble para um espetáculo conjunto. Isto porque os Mão Morta têm, ao longo da carreira, várias facetas: mais rock, mais eletrónica e ambiental, mais experimental e foi para explorar mais esse lado mais experimental e contemporâneo que nós pensámos em fazer o espetáculo com o Remix”, disse à Lusa o baterista da banda, Miguel Pedro.
A seleção dos 12 temas foi feita “na perspetiva dos arranjos que podem suscitar”, tendo sido feita em conjunto com o responsável pelos arranjos, Telmo Marques.
“Não é nenhuma coletânea de singles dos Mão Morta. Muitos temas, não digo que irão ser tocados pela primeira vez, mas são temas que não tocamos há muitos anos. Vão ouvir temas que raramente se ouvem”, afirmou o músico, dando como exemplos “Destilo Ódio”, do álbum “Corações Felpudos”, ou “Penso que Penso”, do “Primavera de Destroços”.
São “temas desconhecidos do reportório, mas que fazem todo o sentido serem tocados e interpretados com o Remix”, conjunto da Casa da Música dedicado à música contemporânea.
A preparação dos quatro concertos tem consistido em “ensaios tradicionais” e em reuniões com Telmo Marques, com os ensaios em conjunto com o Remix marcados para abril.
Questionado sobre se poderá haver uma continuidade dos concertos para lá das quatros datas, Miguel Pedro remete a pergunta para o Theatro Circo, que produz a iniciativa, mas realça que a ideia de ser só pontual “faz parte do encanto deste tipo de eventos: quem apanhou, quem não apanhou que apanhasse”.
Depois do concerto de Braga, os Mão Morta tocam com o Remix Ensemble em Coimbra, a 16 de abril no Convento de São Francisco, na Aula Magna, em Lisboa, no dia 18, e na Casa da Música, no Porto, no dia 19.
Foto: Rita Sousa Vieira/ SAPO On The Hop
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