Lys Assia, a primeira artista a vencer o Festival Eurovisão da Canção, morreu no sábado, 24 de março, aos 94 anos, avançou a organização do concurso em comunicado. A cantora representou a Suíça no evento em 1956, tendo vencido com a interpretação do tema "Refrain".

Depois de vencer, Lys Assia voltou a participar no concurso no ano seguinte, em 1957, conquistando o oitavo lugar. Em 1958, a cantora também foi a escolhida para representar a Suíça, tendo ficado em segundo lugar. Em 2012 e 2013 a artista participou na fase nacional do concurso,  não tendo sido escolhida pelos suíços para representar o país na final da Eurovisão.

A artista foi a única mulher suíça a vencer o festival de música - o país venceu também a Eurovisão em 1988, mas com a participação da canadiana Céline Dion.

"Durante a sua longa e bem sucedida carreira, ela atuou para a rainha Isabel II, para o rei egípcio Faruk e para Eva Peron. Ela também esteve envolvida em muitos eventos de caridade em todo o mundo", lembra a Eurovisão no site oficial. 

Lys Assia é o nome artístico de Rosa Mia Schärer, que aos 94 anos morreu no hospital de Zollikerberg, perto de Zurique.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.