A avenida Vasco da Gama, junto à baía de Sines, a antiga estação de comboios, o centro histórico, a praça da República e o largo Poeta Bocage são alguns dos locais ao ar livre que se vão converter em palco entre quinta-feira e sábado.

Espetáculos deambulatórios, música, projeção de vídeo e instalações artísticas fazem parte do programa, maioritariamente com espetáculos de companhias portuguesas, mas também com a participação de um grupo espanhol, La Finestra Nou Circ, que apresenta na sexta-feira um espetáculo que alia a comédia à acrobacia e ao malabarismo.

Convicta de que a rua, enquanto espaço público, é o melhor palco para "democratizar o acesso às artes", Julieta Aurora Santos, diretora artística do Teatro do Mar, companhia profissional de Sines que promove a iniciativa, explicou, em declarações à agência Lusa, que um dos principais objetivos da Mostra de Artes de Rua é "envolver a comunidade local".

Com uma "comunidade multicultural", Sines "é muito rico", contextualizou a responsável, referindo-se a todo o património histórico e natural do concelho, mas também ao industrial.

"Desenvolver trabalho com a comunidade local, no sentido de pensar a cidade através da expressão artística", e "estimular um novo olhar sobre o território" são, segundo Julieta Aurora Santos, os desafios da Mostra de Artes de Rua, que quer ir além do entretenimento.

O evento começa na quinta-feira, nos Armazéns da Ribeira Velha, com uma performance de João Saraiva, às 21:45, seguida da abertura oficial do evento e da projeção do documentário "Mar de Sines", com banda sonora ao vivo, por Charlie Mancini.

Na sexta-feira, às 22:00, a companhia La Finestra Nou Circ atua junto à antiga estação de comboios com o espetáculo “La Familia Romanesku”, seguida pela apresentação de um projeto conjunto dos locais Teatro do Mar e Skabalá Tuka, no centro histórico de Sines.

Para os mais novos, a manhã de sábado começa com um "jardim das artes", na praça da República. Ao final da tarde, a partir das 18:00, há espetáculos deambulatórios pelo centro histórico de Sines e, a partir das 22:00, seguem-se as performances artísticas no parque de estacionamento conhecido como "ex-IOS".

A fachada do edifício do Centro Recreativo Sineense é a tela escolhida para a projeção do vídeo "Viventem", de Daniela Molar, a partir das 22:30.

A mostra encerra com música da Farra Fanfarra pelas ruas do centro histórico, num percurso que termina no largo Poeta Bocage.

A Mostra de Artes de Rua é promovida pelo Teatro do Mar, companhia profissional de Sines que celebra este ano o 30.º aniversário, com o apoio da Câmara Municipal de Sines e da Direção Geral das Artes.