Uma homenagem a Rihanna, o regresso de Britney Spears, um medley de 15 minutos de Beyoncé, Nicki Minaj em palco com Ariana Grande e o discurso de Kanye West marcaram a cerimónia dos MTV VMAs, que decorreu na madrugada desta segunda-feira, em Nova Iorque.

Com as polémicas a perderem protagonismo, as atuações da noite foram o centro das atenções - talvez as ausências de Taylor Swift, Justin Bieber, Demi Lovato, Lady Gaga, Calvin Harris e Miley Cyrus tenham ajudado a baixar a tensão.

Beyoncé foi a rainha da noite ao vencer em oito das 11 categorias em que estava nomeada, ultrapassando o recorde de Madonna. "Queen B" foi distinguida com os principais prémios, derrotando Adele, a segunda artista com mais nomeações nos VMAs, que acabou por não vencer nenhum galardão.

A noite começou com Rihanna a fazer as honras da casa com um medley de "Don’t Stop the Music", "We Found Love" e "Where Have You Been". Seguiu-se “Rude Boy”, “What’s My Name” e “Work”.

Como não há duas sem três, Rihanna fechou a sua atuação com “Needed Me”,  “Pour it Up” e  “Bitch Better Have My Money”. A cantora voltaria mais tarde para receber o prémio Michael Jackson Video Vanguard pelas mãos de Drake, que se declarou em palco. "Ela é a mulher por quem estou apaixonado desde os meus 22 anos", confessou.

A cerimónia seguiu com uma atuação de Ariana Grande e Nicki Minaj, que animaram o Madison Square Garden com o tema "Side To Side". Com o palco repleto de bailarinas em bicicletas de ginásio, a atuação das artistas fez recordar o videoclip “Physical” de Olivia Newton-John.

Depois da enérgica atuação de Minaj e Ariana, foi a vez de Alicia Keys subir ao palco para entregar o prémio de Melhor Videoclipe Masculino a Calvin Harris (que faltou à cerimónia), pelo vídeo de "This Is What You Came For". Mas antes de anunciar o vencedor, a cantora homenageou Martin Luther King, sublinhando que acredita que, um dia, haverá igualdade total entre homens e mulheres.

Entre entregas de prémios e atuações, eis que chegou um dos momentos mais aguardados da noite. Depois de em 2015 ter anunciado a candidatura à presidência dos Estados Unidos, Kanye West aproveitou os quatro minutos de liberdade total para fazer um discurso centrado na polémica em torno da canção "Famous". O rapper apresentou ainda um novo videoclipe.

Para além da surpresa de West, a atuação de Beyoncé no Madison Square Garden, em Nova Iorque, também era aguardada com grande expectativa e, a julgar pelos comentários nas redes sociais, a cantora não desiludiu.

Durante aproximadamente 15 minutos, 'Queen B' viajou por todos os temas do seu álbum "Lemonade", começando com “Pray You Catch Me” e terminando com “Formation”. Dezenas de bailarinos, figurantes e efeitos especiais completaram a atuação de Beyoncé, a grande vencedora da noite.

Britney spears

A festa em Nova Iorque continuou com outra estrela da música pop. Depois de ter sido duramente criticada pela última atuação nos VMAS, em 2007, Britney Spears voltou ao palco dos prémios da MTV para apresentar o seu mais recente single, “Make Me”, ao lado de G-Eazy. Os dois artistas surpreenderam o público ao cantar ainda “Me, Myself and I”, canção do rapper com Bebe Rexha.

A gala ficou ainda marcada pelo atraso de Drake. O cantor venceu o galardão de melhor vídeo hip-hop, mas não chegou a tempo de receber o prémio por ter ficado preso no trânsito.

Lista completa de vencedores:

Vídeo do Ano - “Formation” – Beyoncé (Vencedora)

Melhor Vídeo Feminino - “Hold Up” – Beyoncé (Vencedora)

Melhor Vídeo Masculino  - “This Is What You Came For” – Calvin Harris ft. Rihanna (Vencedor)

Melhor Vídeo Pop - “Formation” – Beyoncé (Vencedora)

Melhor Vídeo Hip-Hop - “Hotline Bling” – Drake (Vencedor)

Melhor Colaboração - Fifth Harmony feat. Ty Dolla $ign – “Work From Home” (Vencedoras)

Melhor Vídeo de Rock - twenty one pilots – “Heathens” (Vencedores)

Melhor Vídeo de Música Eletrónica - Calvin Harris & Disciples – “How Deep Is Your Love” (Vencedores)

Melhor Vídeo Longo - Beyoncé – “Lemonade” (Vencedora)

Melhor Novo Artista  - DNCE (Vencedores)

Melhor canção de verão - Fifth Harmony featuring Fetty Wap – “All In My Head (Flex)”  (Vencedoras)

Melhor Direção de Arte - David Bowie – “Blackstar” (Vencedor)

Melhor Coreografia - Beyoncé – “Formation” (Vencedora)

Melhor Realização - Beyoncé – “Formation” (Vencedora)

Melhor Fotografia - Beyoncé – “Formation” (Vencedora)

Melhor Edição - Beyoncé – “Formation” (Vencedora)

Melhores Efeitos Visuais - Coldplay – “Up&Up” (Vencedores)

Veja aqui as fotografias da passadeira vermelha dos MTV VMAs: