A vocalista do grupo irlandês Cranberries, Dolores O'Riordan, morreu "de repente" esta segunda-feira, 15 de janeiro, em Londres, aos 46 anos, anunciou a sua produtora. "A cantora do grupo irlandês Cranberries estava em Londres para uma curta sessão de gravação", detalhou a sua agência, Lindsey Holmes Publicity.

No Facebook, o guitarrista Noel Hogan, o baixista Mike Hogan e o baterista Fergal Lawler confessaram estar "desolados" com a morte da colega da banda. "Sentimo-nos bastante privilegiados por ter feito parte da sua vida desde 1989, quando começámos os Cranberries. O mundo perdeu uma verdadeira artista", frisou a banda.

Formada em 1989, a banda de pop/rock tornou-se mundialmente conhecida na década de 1990, com o álbum "Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We?".

Oriunda de Limerick, na zona centro-oeste da Irlanda, a banda da vocalista Dolores O'Riordan que integra ainda o guitarrista Noel Hogan, o baixista Mike Hogan e o baterista Fergal Lawler é autora de temas como "Linger", "Zombie", "Dreams", "Animal Instinct" ou "Just My Imagination" e vendeu mais de 40 milhões de álbuns ao longo da carreira.

O grupo manteve-se em atividade até 2003, após a gravação do quinto álbum de estúdio, ocorrida dois anos antes, mas viria a fazer uma paragem de seis anos na carreira, regressando aos palcos em 2009.

Durante os anos de interregno da banda, O'Riordan editou dois álbuns a solo, "Are You Listening?" (2007) e "No Baggage" (2009). O grupo editou o último disco, "Something Else", em 2017. No álbum, os irlandeses criaram novas versões acústicas dos temas mais marcantes da sua carreira, como "Zombie" ou "Linger".

Os Cranberries atuaram pela primeira vez em Portugal em julho de 1995, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Em 2017, a banda chegou a ter um concerto agendado para a Expofacic, em Cantanhede, que, por motivos de saúde de Dolores O'Riordan relacionados com "problemas nas costas", foi cancelado.

Em 2011, a banda atuou no festival MEO Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia.