"A ideia deste projeto era criar uma ponte cultural entre dois países, duas cidades, através do trabalho de artistas dos dois países e dar a conhecer um projeto cultural onde a tradição e o Portugal mais contemporâneo podem coabitar", disse à Lusa Manuela Ribeiro, responsável dos projetos culturais do Espace Albatros.

No sábado à noite, o festival vai contar com concertos do grupo rock Mão Morta, em paralelo com uma 'performance' de pintura do francês Xavier Devaud, e de BRG Collective, um grupo de criadores de Braga de diferentes áreas artísticas, que explora as relações entre som, imagem e artes digitais.

Na mesma noite, vão subir ao palco o grupo de rock franco-português Pat Kay, o projeto de música e vídeo também franco-português Sentinels e os djs franceses Sophia et Florian B.

O festival vai contar com outros espetáculos de música e também de poesia, teatro e dança, apresentados em paralelo com a projeção de um vídeo realizado pela Escola de Artes ACE, do Porto, inspirado na pintura "A liberdade guiando o povo", de Eugène Delacroix, sob a direção artística da coreógrafa Joana Providência.

O evento vai também ter uma exposição de artistas plásticos portugueses que apresentam trabalhos "ligados a uma visão do Porto", e outra com "trabalhos relacionados com o Porto e Paris, numa interpretação mais de 'street-art' e fotografia, de artistas franceses de Montreuil, de Paris e alguns portugueses".

"O projeto chama-se 'Porto via Paris à Montreuil', porque, como vêm muitos artistas da cidade do Porto e como é o Porto que é homenageado, a ideia era mesmo de fazer um paralelo com uma festa popular, nomeadamente, com o São João", concluiu Manuela Ribeiro.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.