O novo álbum dos Pop Dell’Arte, "Transgressio Global", o primeiro da banda com selo Sony Music, chegou esta sexta-feira, dia 29 de maio. Agendado para março, o disco teve a sua edição adiada devido à pandemia da COVID-19, tendo o mesmo acontecido ao seu concerto de apresentação no Grande Auditório do CCB, entretanto reagendado para 8 de outubro.

Além do álbum, a banda revelou o videoclip do segundo single, “The King Of Europe", assinado pelo realizador Carlos Conceição, autor de filmes como "Serpentário", "Coelho Mau" e "Versailles". Segundo a editora, o vídeo conta com a participação da modelo luso-belga Sigrid Vieira, do ator francês Matthieu Charneau e do actor português João Arrais e "retrata, tal como a canção, de forma algo caricatural, alguns políticos da actual União Europeia mais dados a práticas neoliberais e austeritárias".

Veja aqui o vídeo.

O novo álbum que os portugueses Pop Dell'Arte conta, pela primeira vez, com canções construídas a partir de poemas de vários autores. "Transgressio Global" inclui uma versão de "El Derecho de Vivir en Paz", de Vitor Jara, e interpretações de um poema de Camões, um em latim clássico de Gaio Valério Catulo e outro em grego antigo, "de autor e data desconhecidos, mas possivelmente do final do Império Romano".

"Gravado e misturado entre 2017 e 2019, 'Transgressio Global' conta ainda com outras vinte faixas, onde se visitam várias épocas históricas - como se o tempo se comprimisse num presente feito de vários tempos, explica João Peste - e se exploram várias sonoridades, mantendo sempre a identidade musical transgressiva dos Pop Dell’Arte", frisa a Sony Music Portugal em comunicado.

Para além de João Peste (voz) e Zé Pedro Moura (baixo), o novo registo dos Pop Dell’Arte, “Transgressio Global”, conta com a estreia do baterista Ricardo Martins.

O disco anterior do grupo, "Contra Mundum", data já de 2010,.

A curta discografia da banda, fundada em 1985 em Lisboa na vaga dos concursos do Rock Rendez-Vous, inclui ainda os álbuns "Free Pop" (1987), "Ready-Made" (1993) e "Sex Symbol" (1995).

Atualmente, os Pop Dell'Arte integram João Peste, Paulo Monteiro e Zé Pedro Moura, aos quais se juntou, em 2018, o baterista Ricardo Martins.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.