O ator britânico de 74 anos sofre de Afasia Progressiva Primária, o que afeta a sua capacidade de falar, manifestando alterações da articulação das palavras.

A notícia foi confirmada pelo agente do ator depois de se saber esta sexta-feira que seria homenageado pela Academia Britânica de Artes Cinematográficas e da Televisão pelo seu enorme contributo artístico.

"Terry foi diagnosticado com afasia progressiva primária, uma variante da demência frontotemporal. Esta doença afeta a sua capacidade de comunicar e o ator já não consegue de dar entrevistas. Terry está orgulhoso e honrado por ser reconhecido", explicou.

Terry Jones, conhecido principalmente pelo trabalho com o grupo de humor, também participou em vários programas da BBC e em filmes.

Segundo a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer (Alzheimer Portugal), "os sintomas iniciais podem afetar o comportamento e, algumas vezes, a linguagem". "As pessoas podem manifestar alterações no seu caráter e no comportamento social. Podem, por exemplo, demonstrar insensibilidade, apesar de serem pessoas que anteriormente se preocupavam com os outros. Podem, ainda, tornar-se obsessivas e repetir a mesma ação vezes sem conta", explica a associação no site oficial.

Nos últimos três anos existiram várias especulações sobre o estado de saúde do escocês, que surgia mais reservado e começava a divagar em entrevistas, acabando outros membros do mítico grupo de comédia britânico por tomar a palavra.

Nos dez espetáculos 'Monty Python Live (Mostly)' realizados em Londres em 2014 que juntaram, além de Jones, Michael Palin, John Cleese, Terry Gilliam e Eric Idle (Graham Chapman morreu em 1989), não passou despercebido que lia as suas frases a partir de cartões.

Para além do trabalho como comediante e argumentista nos Monty Python, Terry Jones também teve um importante contributo na imortalização do grupo no cinema, tendo co-realizado com Terry Gilliam "Monty Python e o Cálice Sagrado" (1975), antes de avançar sozinho em "A Vida de Brian" (1979).

O último filme do grupo, "O Sentido da Vida" (1983), foi novamente dirigido em parceria com Terry Gilliam.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.