A rádio SBSR, que entrou hoje em funcionamento nas frequências até agora ocupadas pela Rádio Nostalgia, foi criada pelo promotor de espetáculos Luís Montez e está associada ao festival Super Bock Super Rock, evento patrocinado pela cervejeira Unicer.
A nova rádio "é um passo importante, relevante na medida em que estamos a estender a visibilidade e o impacto do festival que é hoje uma referência da música em Portugal", afirmou aos jornalistas Rui Lopes Ferreira, presidente executivo da Unicer, dona da cerveja Super Bock.
"Consideramos que era o momento adequado" para lançar o projeto, que "alarga a experiência da música a um novo meio" e que "ajuda a divulgar e a credibilizar ainda mais o festival", disse o gestor, escusando-se a revelar os valores do investimento na rádio SBSR.fm.
Questionado sobre a notícia do jornal i de que a nova rádio está a causar polémica no setor cervejeiro, Rui Lopes Ferreira apontou que "a associação não é com uma marca de cerveja, é com um festival, não há qualquer associação a uma marca de cerveja".
E acrescentou: "A Unicer pauta todo o seu comportamento por critérios de grande responsabilidade nessa matéria e não era agora que iríamos violar os códigos e regulamentos".
Rui Lopes Ferreira salientou ainda que a aprovação pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) da rádio SBSR foi "unânime, com duas recomendações compreensíveis e legítimas que serão integralmente respeitadas".
"Uma que é a publicidade a qualquer marca, nomeadamente Super Bock, não poderá exceder os 50% do tempo total disponível na estação e dentro dos horários legalmente permitidos e, em segundo lugar, o grafismo da estação não pode ter qualquer possibilidade de confusão, associação ao grafismo das marcas, a não ser do festival", acrescentou.
O presidente executivo salientou que as recomendações "serão obviamente respeitadas".
Já Luís Montez afirmou que o objetivo da SBSR.fm "é divulgar música nova", salientando que tem "bons profissionais de rádio" que lhe dão informação das bandas que pode trazer, e o sucesso da mesma mede-se "pelos artistas novos que consiga colocar nos palcos principais".
Para o efeito, "necessito de um patrocínio para me dar ao luxo de não me preocupar com as audiências, é podermos ser viáveis com a liberdade de poder escolher música nova sem estar preocupado com as vendas", acrescentou.
"As polémicas trazem audiências, o nome da rádio é SBSR, que é nome do festival, o nosso objetivo não é fazer publicidade, é passar música", salientou.
A nova rádio está disponível na Grande Lisboa e no Grande Porto e ainda na Internet, onde pode chegar a qualquer parte do mundo.
"Temos muitos fãs do festival em todo o mundo", concluiu.
Luís Montez, empresário, fundador da Música no Coração, gere várias estações de rádio em Portugal, entre as quais a MEO Music, a Rádio Amália, a Rádio Festival e a Nostalgia, que passa agora a ser SBSR.fm.
Tem ainda uma participação na rádio Nova Era e é sócio do promotor Álvaro Covões, da Everything is New, na gestão das rádios Radar, Oxigénio e Marginal.
Entre outros projetos, Luís Montez faz parte ainda do conselho de administração do grupo Global Media, que detém títulos como o Diário de Notícias, entre outros, e o consórcio que adquiriu a sala de espetáculos Meo Arena, em Lisboa.
Foto: Rita Sousa Vieira/SAPO On The Hop
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