Depois de ter havido uma edição no Porto em outubro, a jornada literária "10 de Letra" acontecerá no dia 19 na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa, com vários convidados a falarem sobre a importância da literatura e da leitura para as crianças.

A escritora Luísa Ducla Soares, o psicólogo Eduardo Sá e o físico Carlos Fiolhais são alguns dos convidados desta jornada literária, na qual estarão presentes ainda João Manuel Ribeiro e o escritor José Jorge Letria, administrador da SPA.

Na sessão será ainda apresentada o livro "Os direitos das crianças – Antologia poética", organizada por João Manuel Ribeiro e que reúne poemas de cerca de 20 autores portugueses, espanhóis e brasileiros, entre os quais João Pedro Mésseder, José António Franco, Emiliana Carvalho (Brasil) António Garcia Teijeiro e Alfredo Ferreiro (Espanha).

O poeta e editor João Manuel Ribeiro tem estado a celebrar uma década de vida literária com antologias, tertúlias e a criação de uma revista - A Casa do João - para incentivar a leitura junto dos mais novos.

O autor, que, em entrevista recente à agência Lusa, disse que o seu trabalho era "disseminar a poesia", estreou-se em 2008 quando lançou o livro "Rondel de rimas para meninos e meninas".

Durante uma década, essa dedicação ramificou-se por vários caminhos, como a escrita de mais de 50 livros, a criação da editora Trinta por uma Linha, visitas a escolas e formação de mediadores de leitura.

No trabalho de escrita, no qual aposta no texto poético, nas rimas, nas lengalengas inspiradas na tradição oral, João Manuel Ribeiro diz que se recorda muitas vezes da figura do avô, que lhe "encheu a cabeça de histórias" e o ajudou a configurar a personalidade.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.