O poeta João Luís Barreto Guimarães venceu a primeira edição do Grande Prémio de Poesia António Ramos Rosa da Associação Portuguesa de Escritores (APE) pelo livro “Aberto Todos os Dias”, anunciou hoje a organização.
A autobiografia do Papa Francisco, a primeira alguma vez escrita por um Papa, vai ser lançada em Portugal no dia 20 de janeiro pela Penguin Random House, revelou hoje a editora.
A 35.ª edição decorre até 27 de outubro, com 15 exposições e celebrações, como os 50 anos do 25 de Abril de 1974 e os 60 anos da personagem Mafalda, de Quino.
"Fiz coisas muito difíceis, fiz coisas muito diferentes já, mas... ao vivo, em cena, em palco, acredito que este é o meu maior desafio", confessa a atriz.
A investigadora chilena Laura Rozas Letelier foi distinguida com o Prémio Estudar a Dança do Museu Nacional do Teatro e da Dança (MNTD), de 3.000 euros, com uma menção honrosa para Marta Alves Silva, foi hoje anunciado.
Dezanove espetáculos, para um total de 26 sessões, compõem a programação da 28.ª Mostra de Teatro de Almada, a decorrer em vários espaços do concelho, de 1 a 30 de novembro, anunciou a organização.
Cerca de 40 investigadores de universidades europeias e norte-americanas participam até sexta-feira em Madrid no congresso "Portugal, 50 anos depois: ecos do 25 de Abril", dedicado ao impacto da revolução na literatura e cultura de diversos países.
O Dia Nacional da Banda Desenhada Portuguesa é assinalado em Portugal pela primeira vez no dia 18 de outubro, sexta-feira, e a efeméride é acolhida com algum entusiasmo por autores e editores contactados pela agência Lusa.
Mais de um milhão de livros da escritora sul-coreana Han Kang, recentemente galardoada com o Prémio Nobel da Literatura, foram vendidos na Coreia do Sul desde a semana passada, de acordo com livrarias do país asiático
O livro “Atriz e Ator. Artistas - Teatralidade e Representação Vivencial", do encenador João Brites e do Teatro O Bando, que dirige, foi apresentado hoje, em Palmela, na sede da companhia que completa 50 anos.
O escritor chileno Antonio Skármeta, vencedor de três prémios Planeta, autor da obra que viria a ser conhecida por "O Carteiro de Pablo Neruda", morreu hoje, aos 83 anos, informou a Universidade do Chile, à qual estava ligado.
Uma exposição da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, intitulada “Transcending the Domestic”, vai inaugurar, no dia 27 de outubro, a programação do primeiro museu de arte contemporânea de Malta – Malta International Contemporary Art Space (MICAS), foi hoje anunciado.
A Casa Fernando Pessoa vai promover, na tarde de 26 de outubro, um “Encontro de Literatura Cigana”, com escritores, artistas e investigadores de etnia cigana ou dela conhecedores, que vão debater questões relacionadas com leitura, escrita e literatura.
Ricardo Gil Soeiro e a dupla de Angélica Varandas e Luísa Azuaga venceram os Prémios PEN nas áreas de Ensaio e Tradução, respetivamente, no valor pecuniário de 7.500 euros cada, foi hoje divulgado.
O espetáculo “Corpo”, uma criação de cruzamento disciplinar de Ana Luena, José Miguel Soares e Nuno Nolasco, vai estar em cena quinta e sexta-feira no Teatro do Bairro, em Lisboa, informou hoje a Malvada Associação Artística.
A cidade de Faro vai assinalar na quarta e quinta-feira o centenário do nascimento do poeta António Ramos Rosa, com um programa que inclui uma exposição de originais, mesas de trabalhos e uma atuação de poesia performativa.
Duas obras da pintora portuguesa Paula Rego foram recentemente penduradas numa das salas da residência oficial do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, em Downing Street, Londres, usada para receber líderes internacionais.
A escritora Maria Teresa Horta venceu o Prémio Rodrigues Sampaio, da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, anunciou hoje a organização, destacando a “liberdade” e a sua “luta sem tréguas pela igualdade de género”.
O Folio Mais, em Óbidos, dá este ano voz aos povos indígenas, numa edição com curadoria de Candela Varas que criou para o festival literário três novas casas: Escrevivência, Floresta e Fulgor.
A 76.ª edição da Feira do Livro de Frankfurt, que arranca na quarta-feira, conta com um programa centrado em temas políticos, incluindo a guerra da Rússia contra a Ucrânia e o conflito no Médio Oriente.
A Coreia do Sul ganhou vários Óscares. As suas séries e grupos de K-pop são sucessos globais. A escritora Han Kang é a primeira mulher asiática a ganhar o Prémio Nobel de Literatura. Como é que a Coreia do Sul se tornou uma potência cultural?
O Museu Abílio de Mattos e Silva, durante os dias do Folio – Festival Internacional Literário de Óbidos, está ocupado por oito artistas de Banda Desenhada, numa exposição que reúne desenhos a filmes de animação.
O Museu de Arte Contemporânea - Centro Cultural de Belém (MAC/CCB), em Lisboa, vai celebrar um ano de existência com a inauguração de quatro novas exposições e entrada gratuita nos dias 26 e 27 de outubro.