Esta ação, asseguraram vários especialistas consultados pelo programa "Vade Retro" do canal da Conferência Episcopal Italiana (CEI), revelada na sua página web, aconteceu no final da missa de Pentecostes, quando o Papa se aproximou para cumprimentar um grupo de doentes.

O Papa, sorrindo, aproximou-se de um menino e de um padre que o acompanhava e se apresentou, enquanto lhe dizia algumas palavras que não se conseguiram perceber no vídeo emitido pela televisão dos bispos.

O programa diz que a expressão do papa mudou inesperadamente e Francisco ficou "pensativo e concentrado, enquanto estendeu as mãos sobre a cabeça do menino, orando intensamente".

Nas imagens vê-se a criança, com o rosto escondido pela TV2000, abrindo a boca à medida que o papa rezava com as mãos apoiadas à sua frente.

"Os exorcistas que viram as imagens não têm dúvidas: tratou-se de uma oração de libertação de um demónio ou de um exorcismo", disse a TV2000, que dedicará sexta-feira um programa “à batalha do papa Francisco contra o diabo e as suas seduções”.

@Lusa