A Academia de Televisão anunciou regras adicionais que serão válidas já para a 72ª cerimónia dos Emmys, os maiores prémios para os programas do pequeno ecrã, que se realizará em formato ainda por definir em setembro.

As alterações passam pelo número de séries nomeadas nas principais categorias e a fórmula para se chegar à quantidade de nomeações nas restantes.

Segundo a Academia, estas decisões são uma resposta a um aumento de 15% de candidaturas aos prémios, que refletem "novas vozes, novas plataformas de televisão e um tremendo crescimento de conteúdo das plataformas existentes em toda a nossa indústria".

"Apesar da suspensão da produção por causa da COVID-19, existe abundância de excelentes trabalhos submetidos à competição deste ano", acrescenta o comunicado.

Independentemente do número de candidaturas, as categorias de Melhor Série em Drama e Comédia passam a ter oito nomeações cada.

Nas outras categorias existe um novo critério para determinar a quantidade de nomeados, num esforço para ser mais consistente e "permitir mais inclusividade".

Assim, se uma categoria receber 1-19 candidaturas, a Academia vai usar uma escala para selecionar zero a quatro nomeados; 20 a 80 candidaturas vão resultar em cinco nomeações; 81 a 160 candidaturas sobe para seis nomeações; 161 a 240 passa a sete nomeações; e qualquer categoria com mais de 240 candidaturas terá oito nomeados.

Nas categorias de interpretação passará a haver paridade nas nomeações, independentemente de qualquer discrepância nas candidaturas ou seja, se existirem sete nomeados para Melhor Ator em Série Drama, também serão sete as nomeadas para Melhor Atriz em Série Drama.

Em resultado, foi eliminada a "regra dos 2%", que determinava que categorias com cinco nomeados em que a diferença do quinto para o sexto fosse até 2%, ambos seriam nomeados.

A 72ª cerimónia terá lugar a 20 de setembro e Jimmy Kimmel foi anunciado como o anfitrião.

O apresentador do "talk show" com o seu nome no canal ABC regressa a um evento que conhece bem, pois já ocupou a função em em 2012 e 2016.

Falta definir qual o formato da terceira vez por causa da COVID-19: mantém-se em aberto se terá público ou será virtual.

Por causa da pandemia, a organização anunciou anteriormente que os prémios da área criativa ("Creative Arts Emmys") serão entregues num evento virtual e cancelou a festa de gala ("Governors Balls") que se segue à cerimónia televisiva.

As nomeações para os Emmy serão anunciadas a 28 de julho.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.