A Ordem dos Enfermeiros pagou 36 080 euros, mais IVA, para ter uma personagem que fosse enfermeira na nova novela da SIC. A notícia foi confirmada ao Público pela própria bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco.

Em "Nazaré", a atriz Liliana Santos é Cláudia, enfermeira num centro de dia. O contrato, que pode ser consultado no site Base, frisa que "objetivo é a aquisição de serviços de promoção e difusão da profissão de enfermeiro em programa televisivo".

Nas redes sociais, a Ordem dos Enfermeiros destaca que "Nazaré" é a primeira novela com uma enfermeira em papel de destaque".

"Em 'Nazaré, que estreou esta semana, a atriz Liliana Santos é Cláudia, Enfermeira num centro de dia. Na vida real, Liliana reconhece o papel dos Enfermeiros: 'Essa dedicação, essa preocupação, essa isenção de horários, porque quem está doente não tem hora para sentir dor". Descubra quem é a enfermeira da vida de Liliana e não perca Nazaré, todas as noites na SIC, a primeira novela com uma enfermeira em papel de destaque", pode ler-se no Facebook.

Veja o vídeo em a atriz explica a sua participação na telenovela:

"Sim, é verdade. Esta situação está inscrita na estratégia de divulgação e dignificação da profissão”, afirmou a bastonária ao Público, lembrando que “não foi por acaso que a palavra ‘enfermeiro’ foi escolhida como a palavra do ano em 2018”.

Ana Rita Cavaco revelou ainda ao jornal que a Ordem dos Enfermeiros, além de patrocinar a personagem de Liliana Santos, dá ainda apoio técnico a uma outra atriz que faz de enfermeira.

"Foram até promovidas visitas a determinados locais para que as personagens sejam fidedignas à profissão", contou.

"Normalmente, quando há personagens de profissão há sempre erros, e também demos apoio nessa parte técnica do que era a personagem e do que a personagem ia fazer", acrescentou. "Obviamente, com mensagens para valorizar e dignificar os enfermeiros, que muitas vezes, nas novelas e ficções são mal retratados", defendeu ao Jornal de Notícias.

Ao jornal, a bastonária explica que a personagem em questão é enfermeira num centro de dia: "O facto de ser uma enfermeira da área social foi precisamente o que nos ajudou a tomar a decisão no Conselho Diretivo. Porque esta é uma área, para os enfermeiros, que está muito esquecida e muito abandonada".

A novela “Nazaré” é a mais recente aposta da SIC e estreou a 9 de setembro. A produção é protagonizada por Carolina Loureiro, José Mata, Afonso Pimentel, Ruy de Carvalho, Custódia Gallego, Albano Jerónimo e Inês Castel-Branco.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.