"Ratched" estreou na passada sexta-feira, dia 18 de setembro, na a Netflix. A série criada por Ryan Murphy e Ian Brennan, que conta com Sarah Paulson, Sharon Stone, Finn Wittrock e Cynthia Nixon, rapidamente conquistou o top diário do serviço de streaming - esta terça-feira, dia 22, a produção chegou à liderança das séries mais vistas.

Nas redes sociais, "Ratched" tem sido comentada e elogiada. No Twitter, vários espectadores portugueses não deixaram passar em claro a referência a António Egas Moniz no segundo episódio da série da Netflix.

"Senhoras e senhores, estão prestes a testemunhar a História. Apresento-vos a lobotomia. Em 1935, o neurologista português António Egas Moniz tentou pela primeira vez um procedimento que agora quero tornar banal", frisa o Dr. Richard Hanover, personagem interpretada por Jon Jon Briones.

Leia algumas das reações:

Segundo o serviço de streaming, "Ratched" é uma "cativante série dramática que conta a história sobre as origens da enfermeira Mildred Ratched". A história é inspirada na personagem enfermeira Ratched, do filme "Voando Sobre um Ninho de Cucos", e foi criada por Evan Romansky.

"Em 1947, Mildred chega ao norte da Califórnia para procurar emprego num hospital psiquiátrico de referência, pioneiro em experiências desconcertantes sobre a mente humana", resume a sinopse da série.

"Numa missão clandestina, Mildred começa por se apresentar como a imagem perfeita daquilo que uma enfermeira dedicada deve ser, mas o mundo que a rodeia está em constante mudança, e à medida que ela se vai infiltrando no sistema de cuidados de saúde mental e aproximando dos que o integram, o exterior polido de Mildred passa a esconder uma escuridão que há muito cresce na sua alma, demonstrando que os monstros não nascem — são criados", avança a Netflix.

O elenco é composto por Sarah Paulson (Mildred Ratched), Cynthia Nixon (Gwendolyn Briggs), Judy Davis (enfermeira Betsy Bucket), Sharon Stone (Lenore Osgood), Jon Jon Briones (Dr. Richard Hanover), Finn Wittrock (Edmund Tolleson), Charlie Carver (Huck), Alice Englert (Dolly), Amanda Plummer (Louise), Corey Stoll (Charles Wainwright) Sophie Okonedo, (Charlotte) e Vincent D’Onofrio (George Wilburn).

A série teve produção executiva de Ryan Murphy, Ian Brennan, Sarah Paulson, Alexis Martin Woodall, Aleen Keshishian, Jacob Epstein, Jennifer Salt, Margaret Riley, Michael Douglas, Robert Mitas e Tim Minear.