A cidade invicta é a protagonista de «Recortes do Porto», uma nova série produzida pelo Canal de História que estreou no passado dia 23 de Junho e que pretende dar a conhecer a história, segredos e todas as curiosidades dos seus locais mais emblemáticos.

Aproveitando as comemorações do dia de S. João, o Santo padroeiro da cidade, a Ribeira foi o bairro eleito para assinalar a estreia deste programa de produção nacional por ser um local imprescindível para compreender os momentos trágicos e gloriosos da vida portuense.

Neste primeiro episódio, o Canal de História vai percorrer as ruas estreitas e sinuosas do típico Bairro da Ribeira para revelar todas as curiosidades históricas deste local, as suas origens, os seus segredos e os aspectos mais importantes que recordam as memórias do passado de um dos principais bairros da cidade.

«Igrejas do Porto», «Livraria Lello», «Azulejos do Porto», «Locais com história» e «Vinho do Porto», são os restantes cinco episódios que compõem este programa com exibição todas as quartas-feiras, de 23 de Junho a 28 de Julho, sempre às 22h00.

Conservando quase intacto o esplendor de singulares edifícios de princípios do século XX, o Porto é uma autêntica viagem no tempo, recortada através do Canal de História em pequenos episódios de cinco minutos que garantem uma visita intemporal aos locais que pertencem a uma história secreta, desconhecida e apesar disso muito próxima.

Ao longo de seis episódios percorremos locais como uma livraria de 1906, considerada uma das mais belas do mundo, um café que conserva o esplendor da Belle Èpoque, ficaremos a conhecer um eléctrico que percorre as mesmas ruas há décadas, ou uma série de lojas e locais que nos transportam facilmente ao passado.

Calendário dos programas

- 23 de Junho: Bairro da Ribeira
Um dos mais belos bairros da Europa que sintetiza, como nenhum outro, a alma da cidade do Porto.

- 30 de Junho: Igrejas do Porto
Descobrimos as igrejas mais singulares e belas da cidade invicta.

- 7 de Julho: Livraria Lello
Um autêntico templo de literatura. Umberto Eco e Enrique Vilá Matas classificaram-na como a mais bela livraria do mundo.

- 14 de Julho: Azulejos do Porto
Grande parte das cores do Porto devem-se aos azulejos que podem ver-se nas fachadas de alguns edifícios e igrejas.

- 21 de Julho: Locais com história
Uma viagem por lojas, cafés e mercados cheios de história.

- 28 de Julho: Vinho do Porto
Descobrimos a história dos vinhos do Porto e percorremos as caves Sandeman.

Todas as quartas-feiras, às 22h00

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.