Ninguém consegue parar Ricardo Pereira, que entre Portugal e o Brasil vai dando provas do seu enorme talento. O actor terminou as gravações da novela «Perfeito Coração», afiou os dentes para uma participação especial em «Lua Vermelha» e agora faz uma perninha no cinema, como Alberto de Magalhães, em «Mistérios de Lisboa», um filme de Raul Ruiz, baseado no romance de Camilo Castelo Branco. Em Fevereiro, Ricardo e a sua namorada Francisca Pinto Ribeiro voam para o Brasil, onde festejarão mais um Carnaval e o actor abraçará novos projectos profissionais.

Depois de «Perfeito Coração», o que se segue?

Estou a fazer o filme «Mistérios de Lisboa», que embora seja português é realizado por um chileno, o Raúl Ruiz. O filme vai correr mundo e será exibido em vários festivais de cinema. Acabei de gravar a minha participação na série «Lua Vermelha» e agora, durante um tempo, vou afastar-me da ficção nacional.

Quando parte para o Brasil?

Em Fevereiro.

O que procura nesta viagem?

Vou passear um bocadinho (risos). Em relação a trabalho, sei o que vou fazer mas falaremos disso lá mais para a frente.

Foi um ano cheio de trabalho?

O mês de Dezembro já foi bem mais tranquilo. Já recuperei as energias. Tive óptimos dias na Ericeira onde aproveitei para dormir muitas horas, tenho feito as minhas passeatas por lá, li os livros que tinha para ler, vi a novela «Perfeito Coração» porque finalmente tive tempo para o fazer.

No Brasil vai descansar antes de iniciar um novo projecto?

Lá ninguém trabalha nessa altura: é Carnaval! (risos). Mentira: para mim vai ser a dançar e a trabalhar. Vou continuar a fazer o «Episódio Especial», da SIC, em que estamos prestes a comemorar o 100º programa. Temos recebido óptimos elogios por parte do «chefe» Daniel Oliveira, que coordena as operações. Mais uma vez tivemos uma subida de audiência, em relação ao ano anterior, e isso é muito satisfatório para quem continua a aperfeiçoar-se na apresentação. Vou conciliar a minha viagem com o programa, com reportagens que vou realizar lá.

A namorada também vai?

A Francisca? Óbvio...

No Brasil ainda existem lugares que quer descobrir?

Tantos...Conheço muito bem o Brasil mas há inúmeros lugares que quero conhecer. Tenho que aproveitar a vida, não é só trabalhar. Adorava conhecer Fernando Noronha e os Lençóis Maranhenses.

As notícias das cheias preocuparam-no de alguma forma?

Tenho muitos amigos em Angra dos Reis mas para já não recebi notícias más, e essas chegam rápido. Ainda hoje vi o telejornal e fiquei chocado porque muitas pessoas perderam a vida. São situações preocupantes. Tudo isto dá que pensar um bocadinho, pois temos mesmo que preservar o mundo onde vivemos.

(Entrevista: Joana Côrte-Real)

(Foto: Bruno Raposo)