O código deontológico sobre publicidade não sexista de brinquedos entrou em vigor esta quinta-feira, 1 de dezembro, em Espanha, noticia El Mundo. Segundo o jornal, os anúncios publicitários emitidos em televisão terão de ser mistos e não são permitidas campanhas apenas com meninas que mostrem "cozinhas e bonecas".

De acordo com a nova norma, os canais de televisão não podem emitir anúncios de brinquedos que associem meninas a papéis de género, explica a agência EFE. Como tal, os vídeos publicitários não podem associar crianças do sexo feminino "a atividades relacionadas com trabalho doméstico ou beleza", nem vincular "meninos a campanhas com atividade física, tecnologia ou ação", explica a publicação.

A agência espanhola adianta que novo código, que substitui o de 2005, é composto por 64 medidas, sendo um acordo estabelecido entre o Governo e o sector da publicidade e brinquedos para promover uma imagem "plural, igualitária e sem estereótipos" dos menores.

De acordo com a EFE, os anúncios sobre brinquedos não podem ser apresentados com a indicação expressa ou implícita de que são para "um ou outro sexo, nem podem ser feitas associações de cores (como rosa para meninas e azul para meninos)".

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.