Concebido especialmente para vídeos em 360 graus, o novo televisor surge de uma associação entre as empresas francesas Ateme e Kolor, especializadas em programas de vídeo e montagem de imagens, a britânica Pufferfish Displays, que fabrica o módulo de projeção esférico, e o grupo tecnológico finlandês Finwe.

Já é possível ver vídeos de 360 graus num televisor comum ou num tablet, mas o televisor esférico acrescenta uma nova dimensão, que "pode enriquecer a experiência de um espetáculo ou de um evento desportivo", disse Mike Antonovich, responsável da Ateme para o continente americano. "Pode ser vista de diversos ângulos, durante um espetáculo podemos estar entre o público e depois no meio da banda".

A esfera agrega um elemento interativo, diz Geoff Kell, da Pufferfish, que "também terá um grande valor como ferramenta para a visualização dos dados" para pesquisa.

As imagens em 360 graus já são utilizadas, há vários anos, em serviços como o Google Maps, mas a Ateme destaca que é muito mais difícil observá-las nos televisores comuns.

@AFP

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.