"Balbúrdia no Oeste" (na foto) é uma das mais célebres comédias de Mel Brooks sobre a subversão do western e vai para o ar este sábado, 8 de dezembro, às 15:00.

No oeste, Bart, um trabalhador negro dos caminhos-de-ferro, agride um chefe branco e é condenado à morte. Porém, não chega a ser executado, porque um advogado corrupto, envolvido em negócios especulativos, convence o governador a enviá-lo como xerife para a cidade de Rock Ridge. O seu objetivo, ao impor à cidade um xerife negro, é manipular a vida na cidade de forma a comprar terrenos baratos para depois os vender à companhia dos caminhos-de-ferro. Mas o xerife Bart, auxiliado pelo pistoleiro Waco Kid, consegue salvar a cidade de todas as ameaças e armadilhas.

Mel Brooks foi, nos anos 1970, uma das grandes revelações da comédia americana e um dos filmes que o impôs foi, precisamente, "Balbúrdia no Oeste".

Trata-se de uma paródia "hilariante" e "tresloucada", afirma a RTP, sobre o western e o próprio cinema, que assenta em revisitar os lugares comuns de um dos géneros cinematográficos mais gloriosos de Hollywood, que Brooks subverte com um delicioso sentido "non sense".

Por outro lado, Brooks vai ridicularizando outras grandes "instituições" americanas, como o racismo, a ganância, o abuso de poder ou o puritanismo, num filme recheado de "gags" inspirados.

Título Original: "Blazing Saddles"
Com: Cleavon Little, Gene Wilder, Slim Pickens, Harvey Korman, Madeline Kahn, Mel Brooks, Burton Gilliam, Alex Karras, David Huddleston, Liam Dunn, John Hillerman, George Furth
Realização: Mel Brooks
Produção:
Michael Hertzberg
Autoria: Mel Brooks, Norman Steinberg, Andrew Bergman, Richard Pryor e Alan Uger
Música: John Morris
Ano: 1974
Duração: 89 minutos // cor

No dia seguinte, domingo, 9 de dezembro, a RTP Memória transmitirá "Dr. Jivago", uma emblemática história de amor, com Omar Sharif e Julie Christie nos principais papéis.

A história tem como pano de fundo a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa e conta a comovente história de um angustiado médico-poeta, Yury Zhivago. Dividido entre o amor pela sua mulher, Tonya, e a paixão que o une a Lara, a sua vida entra numa confusão, motivada por forças sociais que transformam o seu mundo para sempre.

Título Original: "Doctor Zhivago"
Com: Omar Sharif, Julie Christie,Geraldine Chaplin
Realização: David Lean
Produção: David Lean, Carlo Ponti
Autoria: Robert Bolt
Música: Maurice Jarre
Ano: 1965
Duração: 200 minutos