O Cistermúsica – Festival de Música vai decorrer em Alcobaça, entre 28 de junho e 3 de agosto, numa edição que, sob o mote "Intemporal" assinala seis efemérides da música clássica e dá especial ênfase à temática da “Liberdade”.
A coreografia "Bacantes, Prelúdio para uma Purga", da cabo-verdiana Marlene Monteiro Freitas, vai estrear-se no Reino Unido no âmbito do Festival Internacional de Teatro de Londres, que decorre entre 5 de junho e 27 de julho.
O quotidiano de uma criança, numa família de pais separados, é contado num livro infantil ilustrado que aborda o tema da guarda partilhada, de Lara Xavier e Cátia Vidinhas.
Gabriela Brito, ou Lela MC, de 13 anos, tem uma carreira surpreendente na cena do hip-hop e uma vida que parece um filme: sobreviveu a um incêndio, fugiu da crise na Venezuela, cantou em autocarros para ganhar dinheiro e, atualmente, é uma estrela do rap na Colômbia.
O Teatro Viriato reabriu as portas há 25 anos e revolucionou não só a vida cultural de Viseu, mas também a de pessoas que, até hoje, o frequentam, quer em trabalho, quer em lazer.
A peça de teatro “A Tragédia de Aristides Inhassoro”, escrita por Pedro Galiza, vai estrear-se na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, na quinta-feira, para lembrar que ainda há muitas “chagas” da Guerra Colonial por curar.
O filme "A Sociedade da Neve" venceu a 11.ª edição dos prémios ibero-americanos Platino em seis das sete categorias em que estava nomeado, em que os candidatos portugueses ficaram fora dos premiados, anunciou a organização.
A igualdade, as migrações, a aceitação da diferença e a Liberdade, entre outros temas, cantam-se “Mais Alto!” num livro-disco criado a partir de um espetáculo com o mesmo nome, que volta a palco este mês.
O realizador James Cameron, cuja nova minissérie sobre polvos se estreia no National Geographic a 21 de abril em homenagem ao Dia da Terra, avisou para a urgência de lutar pela preservação dos oceanos.
Nos 50 anos do 25 de Abril, as editoras reforçaram os seus catálogos com obras alusivas à revolução, lançando no mercado romances, ensaios, livros de História, fotografia e até novelas gráficas dedicados ao período que pôs fim à ditadura.
A violência contra as mulheres é o tema de “Vidro Fumê”, novo filme do realizador português Pedro Varela, rodado no Rio de Janeiro, que pretende ser uma plataforma de coragem e reflexão sobre este crime.
Artistas argentinos e internacionais acusam o presidente Javier Milei de desgastar a cultura num país cujo cinema, música e literatura são reconhecidos no mundo inteiro.
Novo capítulo da popular saga é o primeiro filme de animação da saga desde 1986 e chega aos cinemas em setembro com as vozes de Chris Hemsworth, Brian Tyree Henry e Scarlett Johansson.
Uma “espécie de clamor”, “pedido de ajuda e inspiração” à geração que fez o 25 de Abril, é como o encenador Pedro Penim define “Quis saber quem sou - um concerto musical” a estrear-se no sábado, em Lisboa.
O artista plástico e ativista chinês Ai Weiwei vai apresentar uma exposição com esculturas em cerâmica, inspiradas no tema da liberdade de expressão, na Galeria São Roque Too, em Lisboa, a partir de 15 de maio.