John Cleese "obviamente não tem a intenção" de adaptar "A Vida de Brian" às sensibilidades modernas.
O desmentido surgia após circularem notícias de iria cortar uma cena "controversa" da sátira religiosa de 1979 para uma futura adaptação ao teatro.
A lenda dos Monty Python informou que foi "mal citado" sobre o que queria fazer com uma cena conhecida como "Loretta", onde Stan, uma personagem masculina interpretada por Eric Idle, diz que quer ser uma mulher e chamada por esse nome porque "é o meu direito como homem", além de proclamar que quer engravidar.
"É o direito de qualquer homem ter filhos, se quiser", insistia na paródia bíblica dos Monty Python.
Quando a personagem de Cleese protestava que Stan não podia ter filhos, este respondia: "Não me oprima".
Segundo a notícia que foi divulgada, Cleese terá perguntado aos atores americanos durante a leitura da peça se a cena devia ser cortada e estes informaram-me que aquele tipo de humor não era apropriado para os tempos modernos.
"Portanto, aqui temos algo sobre o qual nunca houve uma queixa durante 40 anos de que tenha ouvido falar, e agora, de repente, não podemos fazer porque ofende as pessoas. Como é que é suposto uma pessoa lidar com isto?", terá desabafado o comediante.
Nas redes sociais, ele esclareceu que relatou o conselho que recebeu e não a intenção de avançar com o corte daquela cena.
"Há uns dias, falei com um público fora de Londres. Disse-lhes que estava a adaptar 'A Vida de Brian' para podermos fazê-lo como uma peça (NÃO um musical). Disse que tínhamos feito uma leitura do rascunho mais recente em Nova Iorque há um ano e que todos os atores - vários deles vencedores do Tony [o Óscar da Broadway] acolheram-me fortemente a cortar a cena da Loretta. Obviamente que não tenho intenção de fazê-lo", revelou.
Cleese ainda acrescentou que o que foi "absolutamente surpreendente" com esses atores, "artistas absolutamente de primeira classe da Broadway", é que tinham a certeza que os responsáveis da peça nunca poderiam fazer aquela ena em Nova Iorque.
"Perguntei-lhes: 'os fãs dos Python vão recusar vir porque estamos a fazer uma cena de que eles se riem há 40 anos?", contou.
Comentários