Os Prémios Nico têm o valor de mil euros e foram criados para "reconhecer e incentivar novos talentos de profissionais cujo trabalho se destaque numa atividade relacionada com o cinema português", explica a academia em comunicado.

Os três distinguidos desta quinta edição vão receber o prémio a 19 de setembro, no âmbito da cerimónia dos Prémios Sophia 2021, no Casino Estoril (Cascais).

Laura Dutra, de nacionalidade luso-brasileira, tem experiência profissional sobretudo em cinema e televisão, tendo participado, entre outros, nas séries "1986", "O Ministério do Tempo" e "Conta-me como Foi", e protagonizado o filme "A Impossibilidade de Estar Só", de Sérgio Graciano.

Michael Spencer, de naturalidade cabo-verdiana e residente em Portugal, é um dos protagonistas da longa-metragem "O Fim do Mundo", de Basil da Cunha, rodado com a comunidade de um bairro da Reboleira, na Amadora.

O jovem ator está também nomeado também para o prémio de "Melhor Ator" nos Prémios Sophia 2021.

Bernardo Lopes, português, é responsável pelas curtas-metragens "Moço", também nomeada para os Sophia e prémio relevação em 2020 no festival Caminhos do Cinema Português, "Eva" (2019), "Doutores Palhaços" (2018), "Ivan" (2017) e "Lux" (2015).