Desde o ano 2000 que o colégio de artistas, historiadores e profissionais do American Film Institute (AFI) escolhe anualmente os 10 melhores filmes de cada ano, com o objetivo de "reconhecer, preservar e honrar a excelência na imagem em movimento no século XXI".

Em 2015, o AFI adiou a data de lançamento do seu TOP para que o júri pudesse ver alguns filmes cujo visionamento foi marcado para mais tarde e a decisão foi acertada porque um deles, "Star Wars: O Despertar da Força", apenas apresentado na terça-feira, entrou na lista.

O título realizado por J.J. Abrams junta-se a uma lista diversificada que inclui grandes sucessos comerciais como "Mad Mad: Estrada da Fúria" e "Perdido em Marte", filmes de prestígio dos grandes estúdios como "A Ponte dos Espiões" e "A Queda de Wall Street" e independentes como "Carol" ou "O Caso Spotlight".

Desde que a lista de nomeados ao Óscar de Melhor Filme pode ir até 10 nomeações, os eleitos do AFI assumem importância acrescida na previsão das escolhas da Academia de Ciências e Artes de Hollywood, pelo que as ausências de "The Revenant - O Renascido", de Alejandro González Iñárritu, "Joy", de David O. Russell, ou "Os Oito Odiados", de Quentin Tarantino" devem causar preocupação aos respetivos estúdios.

A partir de 2001, a organização também começou a distinguir a televisão, onde tem feito uma seleção das 10 melhores séries.

Aqui, para além de um prémio especial para "Mad Men”, que chegou ao fim, as escolhas incluíram por exemplo “Empire”, “Fargo”, “A Guerra dos Tronos”, "Segurança Nacional" e “Mr. Robot”.

Eis as listas por ordem alfabética:

FILMES DO ANO
“Carol”
“O Caso Spotlight”
“Inside Out (Divertida-Mente)”
“Mad Max: Estrada da Fúria”
“Perdido em Marte”
“A Ponte dos Espiões”
“Quarto”
“A Queda de Wall Street”
“Star Wars: O Despertar da Força”
“Straight Outta Compton”

SÉRIES DO ANO
“The Americans”
“Better Call Saul”
“Black-ish”
“Empire”
“Fargo”
“A Guerra dos Tronos”
“Master of None”
“Mr. Robot“
“Segurança Nacional”
“Unreal”

PRÉMIO ESPECIAL
“Mad Men”