"Parasite", vencedor da Palda de Ouro da 72ª Edição do Festival de Cannes, já está comprado para estrear nos cinemas portugueses.

Drama familiar tingido de "thriller" que retrata a violência das desigualdades sociais com grande domínio formal, o filme do sul-coreano Bong Joon-Ho, o mesmo realizador de "The Host - A Criatura", "Snowpiercer" e "Okja", deverá ser lançado comercialmente no último trimeste deste ano, avançou em comunicado a Alambique Filmes esta segunda-feira.

"Parasite": filme de Bong Joon-Ho leva Palma de Ouro em Cannes, Antonio Banderas é o Melhor Ator. Conheça todos os vencedores
"Parasite": filme de Bong Joon-Ho leva Palma de Ouro em Cannes, Antonio Banderas é o Melhor Ator. Conheça todos os vencedores
Ver artigo

A distribuidora nacional confirmou ainda a estreia de mais dois filmes premiados e outros dois que estiveram na secção competitiva, sem adiantar possíveis datas.

No primeiro grupo estão "Les Miserábles", primeira longa-metragem de Ladj Ly, vencedora do Prémio do Júri (um terceiro lugar), que retrata as relações entre policia e moradores dos subúrbios em França; e "Little Joe", filme sobre a manipulação genética num futuro próximo da realizadora austríaca Jessica Hausner, que valeu o Prémio de Interpretação Feminina a Emily Beecham.

Os outros dois filmes são "Matthias & Maxime", o novo trabalho do realizador canadiano Xavier Dolan que que explora os temas da amizade e da identidade, e "Il Traditor", do realizador italiano Marco Bellocchio, um retrato de Tommaso Buscetta, antigo membro arrependido da máfia.

"Give Me Liberty", de Kirill Mikhanovsky, apresentado na Quinzena dos Realizadores, também será lançado pela Alambique.

Sem anunciar datas, a Midas também divulgou hoje que irá estrear cinco filmes da Seleção Oficial, com destaque para "Portrait de la Jeune Fille en Feu", de Céline Sciamma (prémio do Argumento), "It Must Be Heaven", de Elia Suleiman (Menção Especial do Júri e Prémio da Crítica Fipresci) e "L’Oeil d’Or) - La Cordillera de los Sueños", de Patricio Guzmán (Melhor Documentário).

"Roubaix, une Lumière", de Arnaud Desplechin, e "Frankie", de Ira Sachs, rodado em Sintra, presentes na competição pela Palma de Ouro, são os restantes.

Antes, já se sabia que a Pris Audiovisuais lançará a 5 de setembro no nosso país "Dor e Glória", de Pedro Almodóvar, que valeu a Antonio banderas o Prémio de Interpretação Masculina.

"Era Uma Vez em... Hollywood", que saiu de Cannes sem qualquer prémio, chega a 8 de agosto, através da Big Picture Films.

Sem estreia ainda anunciada para Portugal estão "Bacurau", dos brasileiros Kleber Mendonça Filho & Juliano Dornelles (o outro Prémio do Júri) e "Le Jeune Ahmed", dos irmãos Dardenne (prémio da realização).

"Atlantique", da franco-senegalesa Mati Diop, o Grande Prémio do Júri (um "segundo lugar" no palmarés), foi comprado pela plataforma de streaming Netflix (com exceção da França, países do Benelux, Suíça, Rússia e China), tal como a animação "I Lost My Body", vencedora da Semana da Crítica (de fora do acordo também França, países do Benelux, China e Turquia).