O realizador de cinema britânico Sam Mendes ("007: Skyfall", "Beleza Americana", entre outros filmes), será o presidente do júri do 73° Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontecerá entre 31 de agosto e 10 de setembro, anunciaram os organizadores do célebre festival italiano.

"A sua vocação de homem de teatro e seu cinema autoral" fazem de Sam Mendes, de 50 anos, um artista "particularmente eficaz e convincente", segundo o diretor artístico do Festival, Alberto Barbera, citado em comunicado.

"As suas representações, tanto destinadas aos palcos de teatro como às salas de cinema, têm o mérito de saber conciliar as expetativas dos críticos mais exigentes com o gosto de um público muito abrangente, que não parece ter fronteiras geográficas ou culturais", acrescenta.

Mendes disse que se sentiu muito "honrado" por ter sido chamado a presidir o júri do Festival de Veneza, o mais antigo festival de cinema do mundo.

"Sempre mantive um estreito laço com Veneza", destacou em comunicado.

"Quando ainda era estudante, trabalhei durante três meses na coleção Peggy Guggenheim [museu de arte europeia e americana] em 1984", acrescentou o realizador.

"A lembrança mais bonita que tenho de um festival é a da projeção de 'Caminho para Perdição' em 2002" na ilha italiana de Lido, acrescenta, em referência ao filme dirigido por ele mesmo.

Sam Mendes ganhou o Óscar de Melhor Realização pelo filme "Beleza Americana" (1999).

A composição completa do júri da 73ª edição do festival veneziano será divulgada posteriormente.

No ano passado, o júri do Festival, presidido pelo realizador mexicano Alfonso Cuarón, premiou principalmente o cinema latino-americano.

O filme "Desde Allá", do venezuelano Lorenzo Vigas, ganhou o Leão de Ouro, o prémio principal do evento, e o argentino Pablo Trapero levou o Leão de Prata de melhor diretor por "El Clan".

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.