"Ser realizador por um dia é o desafio lançado pela iniciativa 'Veja Mais Filmes', em que os concorrentes têm apenas 24 horas para realizar uma mini-metragem que não poderá ter mais de três minutos", adiantou a organização, num comunicado de imprensa.

O tema das curtas-metragens só será conhecido no arranque do concurso, na sexta-feira, às 18:00 (mais uma hora em Lisboa) e a partir daí os participantes têm 24 horas para realizar um pequeno filme com recurso a uma câmara de vídeo digital, uma máquina fotográfica ou um telemóvel, sendo que a organização disponibilizará computadores com programas de edição de vídeo.

Os vencedores serão conhecidos no sábado, às 21:00, no Teatro Faialense, onde serão exibidas todas as mini-metragens realizadas.

O trabalho distinguido como melhor filme receberá o prémio "Veja de Ouro", com um montante de 350 euros, e o filme mais votado pelo público vencerá a "Veja do Povo", no valor de 100 euros.

Nas categorias de melhor banda sonora original, melhor fotografia e melhor argumento serão atribuídos prémios como uma coluna de som, uma máquina fotográfica, um 'tablet' ou um vale de compras em lojas da especialidade.

Será ainda distinguido o filme que melhor promover o Parque Natural do Faial, assim como aquele que melhor promover a cidade da Horta.

Os concorrentes podem participar a solo ou juntar uma equipa até cinco elementos, estando as inscrições abertas até quarta-feira, no Teatro Faialense, com um custo de 20 euros por equipa.

Também na quarta-feira, haverá uma formação gratuita sobre edição básica de vídeo na Escola Secundária Manuel de Arriaga, na cidade da Horta.