Poucos compositores de música para cinema têm, hoje em dia, a notoriedade pública de Danny Elfman.
A sua principal fama ainda lhe advém da composição da quase totalidade das partituras para os filmes de Tim Burton (incluindo os musicais «O Estranho Mundo de Jack» e «A Noiva Cadáver»), mas ele também conseguiu brilhar a grande altura na música de películas como «O Bom Rebelde», «Hellboy 2: O Exército Dourado» ou «O Reino».
Elfman tem também no currículo composições para séries de referência como «Batman» ou «Homem-Aranha», a que se juntará agora outra muito importante, já com uma matriz criada por outras mãos: «Terminator».
Iniciada em 1984 por James Cameron com o título «Exterminador Implacável», a série vai agora no quarto capítulo, «Terminator Salvation», realizado por McG.
A musculada partitura original foi criada por Brad Fiedel, que também assinaria a do segundo filme, mas que deixou de trabalhar no meio cinematográfico a meados dos anos 90. A banda sonora da terceira fita já foi assinada por Marco Beltrami.
Mas apesar da partitura original ser muito emblemática da série, ela não parece ser primordial na mente do compositor: Elfman declarou à MTV que só «se o tema original surgir e nos parecer apropriado, é que o utilizamos».
«Terminator Salvation», protagonizado por Christian Bale e Sam Worthington, tem estreia prevista para Maio de 2009.
Comentários